PSDB orientará marketing eleitoral de seus pré-candidatos
29/05/2004


BRASÍLIA - A direção nacional do PSDB prepara uma "aula" de marketing eleitoral e estratégias de campanha para seus pré-candidatos a prefeitos que vão às urnas em outubro deste ano.

A pedido da Executiva Nacional, a secretaria-geral do PSDB organiza uma reunião com lideranças regionais e candidatos a prefeitos e vereadores no hotel Blue Tree Park, em Brasília, no próximo dia 8 de junho, dois dias antes da data estipulada para o início das convenções partidárias.

O programa do encontro prevê pelo menos seis plenárias, abordando temas como elaboração de um programa de governo, importância de pesquisas eleitorais e relacionamento com a mídia. Também haverá um seminário direcionado aos candidatos que farão campanhas na TV.

Um dos palestrantes convidados será Luiz González, da GW Comunicações. A empresa fez as campanhas vitoriosas do governador Mário Covas (1930-2001) e de seu sucessor, Geraldo Alckmin.

A abertura do evento deverá ser feita pelo presidente do partido, José Serra, que concorrerá à Prefeitura de São Paulo. Também participarão deputados e senadores da sigla, especialmente aqueles que desempenharão papéis importantes nos bastidores das campanhas. Na capital paulista, por exemplo, Walter Feldman e Zulaiê Cobra ajudar Serra.

Para restringir o debate e não "federalizar" as discussões do evento, os governadores tucanos e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) não devem comparecer.

"As discussões municipais têm de prevalecer. Somente em São Paulo a questão fica mais federalizada, porque São Paulo é um país", afirma o deputado Bismarck Maia.

O partido desembolsará as despesas de aluguel das dependências do hotel --auditório, estacionamento e restaurante-- e oferecerá um almoço "limitado" a alguns participantes. Segundo o secretário-geral da sigla, deputado Bismarck Maia (CE), o custo estimado é de cerca de R$15 mil.