TSE quer financiamento público de campanha
28/05/2004


Brasília - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Sepúlveda Pertence, defendeu o financiamento público de campanha em palestra no II Seminário dos Tribunais e Organismos Eleitorais no âmbito do Mercosul, que se realiza em Curitiba. Para Pertence, o financiamento público seria um mecanismo a mais de controle da corrupção.

Falando para representantes da Justiça Eleitoral da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, o ministro Pertence observou que "a urbanização desenfreada de nossos países, somada aos saltos da tecnologia e da comunicação de massas, resultaram na multiplicação estratosférica do custo da política democrática, seja na organização e manutenção dos partidos políticos, seja sobretudo, no financiamento das campanhas eleitorais".

Segundo o presidente do TSE, "os custos chegaram a ponto tal, que o financiamento eleitoral se tem convertido, aqui e alhures, em investimentos de somas astronômicas de dinheiro lícito e de dinheiro ilícito e criminoso. Investimentos à busca do retorno que viria, que se pretende venha, da ação ou da omissão dos governos cuja ascensão se custeou".

O ministro Pertence conclamou a união de todos para vencer os obstáculos, "única forma de reafirmar a crença na democracia, que só se consolidará na medida em que nós, responsáveis por sua construção, que é feita de desafios contínuos, estejamos conscientes das dificuldades".