TSE alerta para falsa mensagem de recadastramento do título
01/08/2006


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu denúncias de cidadãos que estão recebendo falsos e-mails de recadastramento de título de eleitor. Nas mensagens eletrônicas, identificadas como sendo do TSE, o eleitor é informado que seu título foi cancelado.

 

O e-mail indica que o motivo do cancelamento do título é consequência de uma irregularidade no Cadastro de Pessoa Física (CPF). O texto da mensagem diz: “Para saber mais detalhes sobre esta irregularidade, e quais providências tomar, leia o regulamento clicando no link abaixo”.  Ao clicar e tentar abrir o arquivo, o usuário da máquina dá início a um vírus de computador.

 

Alerta do TSE

 

Preocupados com os eleitores, o TSE afirma que não utiliza o envio de e-mails para manter contato com os eleitores e não trata de assunto algum através de mensagens eletrônicas.

 

Além disso, informa que também não autoriza nenhuma outra instituição ou parceiro a fazê-lo em seu nome. O tribunal aconselha o eleitor que receber mensagens solicitando a atualização de dados cadastrais, a apagar sem sequer ler.

 

Orientações para o eleitor

 

Se o eleitor ficar em dúvida sobre seu título, deve pesquisar a situação do documento na página do TSE na internet.

 

O endereço é: www.tse.gov.br. Em seguida, é só clicar em ‘Serviços ao Eleitor’, localizado no quadro ‘Acesso Rápido’, à esquerda da página. No item ‘Consulta ao título’ de eleitor e local de votação, basta digitar o número do título de eleitor que aparecem as informações oficiais.

 

 

Por Milena Ninck