PDT pode lançar João Fontes ao governo
26/05/2006


O diretório estadual do PDT se reúne logo mais às 18 horas, em sua sede, para decidir se apresentará o deputado federal João Fontes, candidato ao Governo do Estado. Caso seu nome seja confirmado para o cargo, o ex-vereador Antônio Samarone, atual postulante ao governo pela legenda, deverá ser o candidato ao Senado. Fontes está encontrando dificuldades para assegurar sua reeleição à Câmara Federal.

Ele foi eleito pelo PT em 2002 e foi afastado do partido quando da votação da reforma da previdência juntamente com a senadora Heloisa Helena e outros parlamentares de esquerda. Tentou organizar o P-Sol, porém optou por assumir o comando do PDT após a saída do senador Almeida Lima da legenda. Para garantir sua reeleição, sem coligação proporcional, Fontes precisará de algo em torno de 100 mil votos, o que é muito difícil na atual conjuntura.

João tem outras alternativas para tentar a reeleição à Câmara Federal: coligar-se com alguns partidos pequenos que tenham uma boa densidade eleitoral; fazer coligação com o PT de Lula e Marcelo Deda  ou com o PFL de João Alves Filho. Nestas duas últimas hipóteses sua situação eleitoral pode se complicar. Resta ao PDT e a João Fontes se firmarem eleitoralmente e para isso sua candidatura ao Governo do Estado poderá ser a saída mais honrosa.

Outros nomes

Mas, João Fontes, já adiantou que se o partido não referendar seu nome para disputar o Governo do Estado, outros nomes estão à disposição. Cita o do ex-vereador Antônio Samarone, do presidente do CRE/SE, Wellington Costa e do procurador público aposentado, Renato Sampaio, que disputou a Prefeitura de Aracaju em 2004 pelo PRP.