As eleições estão logo ali, na esquina do domingo
23/10/2006


Esta é a semana da reta final de campanha. Domingo realiza-se o pleito nacional que vai escolher quem, entre o Presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin, é o futuro presidente do Brasil pelos próximos 4 anos.

Todas as pesquisas indicam que o presidente Lula terá uma montanha de votos que vai superar o seu adversário em mais de 20 milhões de sufrágio. Alckmin está tendo votação reduzida, e poderá ficar com menos voto do que no primeiro turno, o que não deixa de ser inédito.

Neste segundo turno, nem Lula nem Alckmin vieram a Aracaju. Nem virão mais. Nesta reta final de campanha, os compromissos são muitos e, naturalmente, visitas a Estados serão reduzidas.

Hoje, 23, haverá debate na Rede Record (aqui, pelo canal 8, TV Atalaia) e na sexta-feira, 27, o debate na Rede Globo. O problema maior é saber o que vai acontecer no 'day after'.

Conseguirá Lula governar sem se atropelar em novos escândalos, patrocinados ou não pelo seu próprio partido? Terá Lula força política suficiente para propor uma reforma política que dê uma nova cara ao país? Resposta nos próximos capítulos.

Por Ivan Valença