PL anuncia apoio 'incondicional' a Lula
11/10/2006


O PL, partido que foi o principal aliado de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais do 2002 e que tinha se declarado neutro para as deste ano, anunciou hoje seu apoio "incondicional" à candidatura do presidente.

"O PL manifesta seu apoio incondicional ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a seu programa de governo", segundo um comunicado divulgado hoje pelo partido, que faz parte da aliança de governo, mas que não apoiou nenhum candidato no primeiro turno das eleições.

O PL foi o primeiro partido a anunciar oficialmente seu apoio a Lula após as eleições de 1º de outubro, em que nenhum dos candidatos obteve mais de 50% dos votos e, por isso, haverá segundo turno. Lula enfrentará Geraldo Alckmin (PSDB) nas urnas no dia 29 de outubro.

O PL está representado atualmente no Congresso por três senadores e 36 deputados. Após as eleições, no entanto, o partido saiu das urnas com três senadores e 23 deputados.

O PL foi uma das forças mais afetadas pelas denúncias de corrupção que atingiram o governo e o PT no ano passado.

O partido surpreendeu o País em 2002 quando acordou uma aliança com o PT para apoiar a candidatura de Lula à Presidência. Esta aliança fez com que o senador José Alencar, então um importante líder do PL, fosse eleito vice-presidente do Brasil.

Apesar de Alencar ter deixado o PL para se filiar ao PRB, Lula o manteve como candidato a vice-presidente para as eleições deste ano.

Fonte: EFE