TSE prevê apurar 90% dos votos até as 22h do dia 29
10/10/2006


A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto ao segundo turno das eleições presidenciais, dia 29 de outubro, é que até as 22 horas tenham sido totalizados 90% dos votos de todo o país, disse o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino.

Em 2006, chegou-se a mais de 90% dos votos computados às 21h45, muito mais cedo do que o horário inicialmente previsto, à meia-noite. Em 2006, estima-se que tenham sido totalizados 4.900 votos por segundo.

A totalização do primeiro turno deste ano foi considerada a mais rápida dos três últimos pleitos, lembrou. Conforme o secretário, como haverá votos apenas para dois candidatos no segundo turno, naqueles Estados em que também há segundo turno para governador, o eleitor também votará mais rápido, em torno de 20 segundos.

De acordo com Giuseppe Janino, a equipe de informática do TSE trabalha na adequação do programa que será utilizado no segundo turno. Ele informou, ainda, que nos dias 11 e 12 de outubro, essas modificações serão abertas para os fiscais de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público Eleitoral, para assegurar a transparência do processo informatizado.

No dia 13, será realizada a assinatura desses programas pelas mesmas entidades. Em seguida, haverá o envio dos dados para os Tribunais Regionais Eleitorais, que farão a carga das urnas eletrônicas. O secretário ressaltou que a margem de segurança das urnas permanece a mesma do primeiro turno. "Tivemos o índice mais baixo de seções eleitorais, em 1° de outubro, que foram para a votação manual", lembrou. "Este ano, 108 seções foram para o voto manual. Em 2004, foram 258 seções", concluiu.

Fonte: Redação Terra