MPF quer cassar deputado eleito
03/10/2006


O Ministério Público Federal, através dos Procuradores da República Paulo Fontes e Eunice Dantas, propôs Representação contra o deputado estadual reeleito Augusto Bezerra (PFL) por compra de votos.

A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe recebeu, por telefone, denúncia de que no último dia 18 de setembro, Bezerra teria comparecido a uma invasão localizada em área de manguezal no bairro Porto Dantas, próximo à ponte que dá acesso ao conjunto Marcos Freire II.

Ele teria incentivado os moradores do local a reconstruir os barracos, garantindo que adotaria as providências para mantê-los no local, caso algum órgão público retornasse para retirá-los.

A procuradora Eunice Dantas e o procurador regional Eleitoral Eduardo Botão Pelella compareceram ao local onde os fatos ocorreram e ouviram alguns moradores, que confirmaram a informação. Os moradores acrescentaram ainda que houve a promessa pelo deputado de doação de materiais de construção.

Novas denúncias

No dia das eleições, 1º, chegou à Procuradoria da República a denúncia de nova compra de votos por parte do candidato, desta vez de eleitores do bairro Santos Dumont, mediante o oferecimento de dinheiro em espécie e matrícula, a título gratuito, no colégio Unificado.

Os denunciantes foram ouvidos na sede da Procuradoria. O Ministério Público Federal está requerendo a cassação do registro ou do diploma do candidato Augusto Bezerra e a aplicação de multa no seu valor máximo, por conta da gravidade da conduta.