Idosos comparecem em grande número para votar
01/10/2006


Dona Maria, 80 anos
Apenas eleitores com idade entre 18 e 70 anos são, por lei, obrigados a votar. O voto para os eleitores acima de 70 anos é facultativo. No entanto, o que tem se notado no pleito de hoje é a presença em grande número de eleitores com idade acima de 70 anos para votar.

 

Para essas pessoas que viveram tantas mudanças políticas no país, inclusive a conquista do direito ao voto, é importante participar do pleito e exercer este ato de cidadania comum a vários cidadãos brasileiros.

 

Os idosos que não estão deixando de lado o direito de voto, estão ajudando hoje a decidir o futuro dos homens e mulheres que ocuparão as vagas dos cargos de presidente, governador, senador e deputados federal e estadual.

 

Em meio a essa parcela de brasileiros denominada de terceira idade, estava a sergipana Maria Rosa Menezes, que, aos 80 anos, foi votar no colégio Dom Luciano, no bairro São José.

Acompanhada do filho, dona Maria estava satisfeita por ter conseguido participar das eleições. “Acho importante votar e exercer meu direito de voto. Enquanto eu puder, eu votarei”, declara com a experiência dada pelos seus 80 anos e que está expressa em seus cabelos brancos.

 

Prioridade na hora de votar

 

Na hora de votar, os eleitores maiores de 60 anos não precisam pegar fila. Eles têm prioridade. É só apresentar o documento na seção eleitoral. A prioridade da ordem de votação, está definida no Código Eleitoral e também está prevista na Resolução 22.154/06 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre os atos preparatórios das eleições, a recepção de votos, as garantias eleitorais, a totalização dos resultados, a fiscalização, a auditoria e a assinatura digital.