João Fontes acredita num possível segundo turno
01/10/2006


O candidato governador pelo PDT, João Fontes, votou às 10h30 no Colégio Jardim de Infância Pato Donald, anexo à Escola Municipal Major João Teles, localizada no município de Socorro.

Mesmo estando em terceiro lugar nas pesquisas, o candidato, reconhecido pelos eleitores como o 'galego do debate', diz estar confiante. “Venho para a eleição acreditando que o povo quer mudar de verdade. Estou aguardando um segundo turno e espero estar lá”, acredita.

Sobre as pesquisas ele afirmou que “é caso de polícia”. Ele disse que no seu mandato de deputado federal apresentou no Congresso um projeto de proibição de pesquisa eleitoral, o qual não foi aceito. “Tenho dito que pesquisa é caso de polícia. Nas eleições de 2002 nunca apareci em pesquisa nenhuma e fui o candidato a deputado mais votado do PT no Estado”.

Antes de entrar na seção para votar, o candidato cumprimentou eleitores e conversou com as crianças sobre suas propostas. Por conta disso, os fiscais da Zona Eleitoral chamaram a sua atenção, para que evitasse manifestações que poderiam ser entendidas como boca do urna.

Perfil

Advogado formado pela UFS, foi secretário geral do sindicato dos eletricitários, foi presidente da Energipe, da Funcaju, foi procurador do Conselho Arquidiocesano de Leigos, destacando-se como autor de várias ações de interesse popular.

Eleito em 2002 como o deputado mais votado do PT em Sergipe, foi expulso do PT e filiou-se ao PDT de Sergipe. Atualmente é membro da CPMI dos sanguessugas. Foi autor de requerimento para a instalação da CPI do setor elétrico para apurar desvios de recursos da venda da Energipe.

É autor de projetos de lei como o que acaba com a cobrança da CPMF da conta-salário. Esta é a primeira vez que se candidata a um cargo majoritário.