Pesquisa do Ibope é divulgada e Déda venceria no primeiro turno
30/09/2006


Ibope dá vitória a Déda no primeiro turno com 53%
Depois de muita polêmica, foi anunciada há pouco a pesquisa do Ibope em relação às intenções de voto para os cargos de governador e senador de Sergipe. A pesquisa deveria ter sido divulgada na edição da última sexta-feira pelo telejornal SETV 2ª edição, da TV Sergipe, emissora afiliada da Rede Globo.

Porém, devido a uma proibição judicial, depois de representação do PFL, o levantamento do Ibope não foi ao ar. No Jornal Nacional deste sábado, a cena se repetiu. Foram divulgados os levantamentos em outros Estados do Nordeste, mas Sergipe não foi citado. Porém, uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em uma sessão especial nesta noite, autorizou a divulgação dos números depois de um recurso do próprio Ibope.

Imediatamente após a nova decisão, a TV Sergipe anunciou o levantamento do Ibope no intervalo da novela que é exibida após o Jornal Nacional. Os números mostram a possível vitória do candidato a governador Marcelo Déda (PT) em um primeiro turno, com 53% das intenções de voto. João Alves (PFL) teria 43%. Já o candidato João Fontes (PDT) aparece com 2%. Toeta (PSTU) e Adelson Alves (PSDC) teriam 1% das intenções de voto cada. O candidato pelo PCB, Professor Celestino não pontuou.

Na disputa pelo senado, a candidata Maria do Carmo Alves (PFL) aparece com 48%, enquanto José Eduardo Dutra (PT), com 47%. A margem de erro das pesquisas feitas pelo Ibope é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.