PM divulga operação para fim de semana do pleito em SE
28/09/2006


Coronel da PM Gilson Vicente, coordenador da operação Eleições 2006
Foi divulgado hoje, 28, o planejamento da Polícia Militar para as Eleições 2006. No fim de semana do pleito, mais de cinco mil policiais militares de Sergipe estarão trabalhando pela segurança da população e impedindo a ocorrência de crimes eleitorais em todos os locais de votação.

 

A operação terá início no sábado, 30, quando serão apresentados 162 oficiais da PM responsáveis pela coordenação dos trabalhos e apoio aos juízes encarregados por cada uma 36 Zonas Eleitorais de Sergipe.

 

De acordo com o coordenador da operação Eleições 2006, o coronel da PM Gilson Vicente do Nascimento, que concedeu entrevista coletiva na sede da PM em Aracaju, o pleito ocorrerá na maior tranqüilidade graças à sua equipe formada por 5586 policiais. “A equipe é 20% maior do que em relação ao pleito de 2004”, enfatizou. Deste número, 3900 embarcarão para o interior do estado no sábado e o restante ficará cuidando da segurança na capital.

 

Com relação às tropas federais que ficarão disponíveis em algumas cidades, o coordenador declarou: “Acredito que não será necessária a utilização das tropas federais. Nossa polícia conseguirá manter a tranqüilidade”.

 

O coronel acredita que após a minirreforma eleitoral, o trabalho da PM ficou menos difícil e que assim será também no dia do pleito. “A minirreforma facilitou porque não tivemos necessidade de deslocar pessoal para cuidar da segurança em comícios, por exemplo. E no dia do pleito, cada zona eleitoral terá um policial trabalhando para fazer as determinações dessa reforma serem colocadas em prática. Será um trabalho da polícia em conjunto com os juízes eleitorais”.

 

Além da ação em todas as zonas eleitorais, a PM fará patrulhamento nas ruas de todos os municípios sergipanos com o uso de carros, motocicletas e cavalos.

 

As cidades de Estância, Propriá, Itabaiana, Canindé e Lagarto uma equipe de reserva atuará para atender qualquer eventualidade.

 

Cartilha

 

Com base na cartilha do TRE, uma cartilha com orientação para os policiais também foi publicada. “Achamos correto passar essas orientações para nossos policiais e deixar claro que eles devem agir de acordo com a determinação do juiz da zona eleitoral”, atestou o coronel

 

Além disso, ele informou que haverá um efetivo da tropa de Choque de reserva para qualquer eventualidade e a utilização do helicóptero para o deslocamento das tropas.

 

Crimes

 

Os crimes de pequeno porte ficarão por conta de uma detenção no dia do acontecimento para averiguação do juiz eleitoral. Já os crimes de maior porte ficarão por conta da polícia federal.

 

As aglomerações que configurarem boca de urna serão impedidas e as pessoas que estiverem fazendo parte serão colocadas em ginásios de escolas previamente preparados para essa finalidade.

 

"Estaremos trabalhando para que tudo aconteça da melhor forma possível para a segurança no dia do pleito e estaremos disponíveis até o TRE atestar que está tudo em plena ordem", finalizou o coronel.

 

 

Por Milena Ninck