Chat Eleições 2006 com Maria do Carmo Alves
25/09/2006


A senadora Maria do Carmo Alves (PFL), candidata à reeleição para o Senado pela coligação 'Segipe no Rumo Certo', acaba de participar do Chat Eleições 2006.

A senadora estava presente na sede do Portal Infonet respondendo perguntas dos internautas e de três jornalistas convidados: Anderson Barbosa (Correio de Sergipe), Gilson Souza (Cinform) e Paulo Rolemberg (Hora do Povo).

Os internautas enviaram mais de 500 perguntas e a maioria tratou sobre os planos para a senadora caso seja reeleita. "Se eu sou bem avaliada pelo povo, nada mais correto do que eu pleitear a reeleição", declarou, prometendo colocar em prática vários projetos que venham a beneficiar Sergipe.

 

Além disso, assuntos como a questão de sua propaganda eleitoral ter chamado o candidato oponente de ‘forasteiro’, as faltas da senadora no Senado, a inauguração da ponte Aracaju-Barra, a revitalização do Rio São Francisco e a imparcialidade dos veículos de comunicação de Sergipe com relação ao período eleitoral, foram bastante abordados no bate-papo.

 

Maria do Carmo disse que sua vitória está nas mãos do povo e que ela continuará em sua luta por sua campanha e pela campanha dos seus candidatos de sua coligação até o último momento. "Política só se faz em grupo. Claro que isso pode influenciar, tendo um bom desempenho, é normal que eu peça para o governador e tenha êxito".

 

A senadora finalizou sua participação no Chat agradecendo aos internautas que participaram.

 

Este foi o último Chat Eleições 2006. A Infonet agradece a participação de todos os candidatos, dos jornalistas convidados e dos internautas.

Confira na íntegra o Chat com Maria do Carmo Alves:

15:54:31 Mediador entra na sala

15:54:41 [Mediador] Boa tarde!

15:55:06 GilsonSouza entra na sala

15:55:08 [Mediador] Logo mais, às 16 horas, terá início o último Chat Eleições 2006 da Infonet. A convidada de hoje é a candidata ao Senado pela Coligação ‘Sergipe no Rumo Certo’, Maria do Carmo Alves (PFL).

15:55:31 [Mediador] Os jornalistas convidados a participar do Chat de hoje são Anderson Barbosa (Correio de Sergipe), Gilson Souza (Cinform) e Paulo Rolemberg (Hora do Povo).

15:55:45 [Mediador] Internautas e jornalistas terão uma hora e meia de bate-papo para questionar o candidato sobre os mais variados assuntos relacionados à sua candidatura.

15:56:16 [Mediador] Os jornalistas e a candidata já se encontram na sede da Infonet.

15:56:50 MariadoCarmo entra na sala

15:57:25 PauloRolemberg entra na sala

15:58:53 AndersonBarbosa entra na sala

16:01:14 [Mediador] Tem início agora o Chat com a primeira rodada de perguntas dos jornalistas.

16:01:46 [AndersonBarbosa] Candidata e internautas, Boa tarde! A senhora está há quase oito anos no senado como representante de Sergipe. Que motivos o eleitor sergipano tem para votar pela sua reeleição?

16:03:35 [MariadoCarmo] Vários. Até porque tive propostas aprovadas no Senado, e são propostas muito importantes. Esse é um dos motivos que me credenciam a pleitear a eleição.

16:03:44 [GilsonSouza] Considerando o bom desempenho da sua candidatura frente aos adversários, é possível utilizar essa influência junto ao eleitorado para arrastar votos para João Alves nessa reta final?

16:04:39 [MariadoCarmo] Política só se faz em grupo. Claro que isso pode influenciar, tendo um bom desempenho, é normal que eu peça para o governador e tenha êxito.

16:05:22 [PauloRolemberg] Por que o candidato a reeleição ao Governo do Estado pelo PFL, João Alves Filho, seu marido e candidato majoritário na chapa, não apresenta os mesmos números nas pesquisas do que o da senhora?

16:06:34 [MariadoCarmo] É a forma que o povo tem de distinguir uma candidatura da outra. Eu tenho o meu espaço, que é próprio.

16:06:58 [Mediador] Após a primeira rodada de perguntas com os jornalistas, é a vez dos internautas fazerem suas perguntas.

16:07:03 [Mediador] [Internauta] (João): Por que a senhora pretende ser senadora novamente? Quais os planos para Sergipe dessa vez?

16:09:29 [MariadoCarmo] O fato de eu postular a reeleição é normal. Ninguém é dono de cargo que depende do povo. Se eu sou bem avaliada pelo povo, nada mais correto do que eu pleitear a eleição. Agora, o que pretendo fazer são propostas possíveis, pois tem muita gente que faz propostas apenas para aparecer. Não tenho propostas nesse sentido, todas as minhas propostas são estudadas e possíveis de ser executadas. E são essas as propostas que eu pretendo continuar apresentando. Por exemplo, a proposta da mãe adotante ...

16:11:13 [MariadoCarmo] igual à mãe biológica, que tem direito a 4 meses de licença-maternidada, para que a gente tenha um produto finalizado com amor e com afeto. A finalidade da licença é essa. Porque como a criança precisa da mãe biológica por 4 meses ou mais, a criança adotada também precisa. É um estímulo também para a adoção.

16:11:18 [Mediador] [Internauta] (Paulo Teles): Gostaria de saber como a senadora e o PFL pretendem rebater as criticas do PT em relação à veiculação do depoimento de Geraldo Alckmin em relação a transposição?

16:12:17 [MariadoCarmo] O que eles estão publicando, não publicaram por inteiro. A frase não é aquela. Pegaram 4 palavras dele e publicaram. Não vamos estar rebatendo uma coisa que não é verdadeira.

16:12:36 [Mediador] [Internauta] (Donovan): Por que a senhora estava AUSENTE nas votações que tratavam de assuntos tão importantes como apreciação de pessoas que seriam Ministros do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal Superior do Trabalho, dirigentes do DNIT, Agência Nacional do Petróleo, votações que trataram sobre a comercialização de energia elétrica, da criação da Empresa de Pesquisa Energética e ESPECIALMENTE...

16:12:49 [Mediador] em votações propostas de Emendas à Nossa Constituição, dentre tantos outros de tamanha importância e com reflexos nacionais e internacionais? Por que a senhora tem tantas faltas?

16:14:34 [MariadoCarmo] As faltas que eu tenho estão sendo apresentadas por conta de quando eu fui, de 2003 a 2004, quando eu fui secretária. Essas faltas são desse período. Isso é muito simples, minhas propostas estão todas no livro 'Notícias do Senado', acessível a toda a população. Quem não recebeu é só pedir que encaminharemos.

16:14:49 [Mediador] Agora os jornalistas farão a segunda rodada de perguntas.

16:15:07 [AndersonBarbosa] Um dos maiores problemas enfrentados pelo brasileiro e pelo sergipano está relacionado a falta de emprego. O que a senhora enquanto senadora pode fazer para amenizar o problema?

16:17:36 [MariadoCarmo] Nas minhas propostas, a minha grande preocupação é gerar emprego. O papel do senador é trabalhar pelo Brasil, e é claro que o seu foco é trabalhar pelo Estado. Projetos como o que cria a região integrada entre Sergipe e Alagoas, como o que apóia a apicultura, a carcinicultura. São todas propostas que visam aumentar o número de empregos, e várias outras.

16:17:48 [GilsonSouza] Foi dramático para o casal ter que assistir a inauguração da maior obra de todos os tempos, a ponte Aracaju - Barra, da sacada do apartamento? Considera isso uma injustiça?

16:19:21 [MariadoCarmo] Não, não considero injustiça. É a lei e ela tem que ser cumprida. Eu não estava na sacada do apartamento, eu estava em Siriri, trabalhando e pedindo votos para o povo. Fico feliz dele entender de que esta é uma obra importante, isto é o que vale.

16:19:26 [PauloRolemberg] As pesquisas de intenção de voto indicam uma vitória da senhora. Esse resultado é mais pelo desempenho como senadora ou secretária de Combate à Pobreza?

16:21:28 [MariadoCarmo] Eu fui secretária no começo do governo. É claro que há reflexos desse desempenho, mas estou sendo julgada, principalmente, pelo meu desempenho no Senado. Hoje, com a TV Senado e a rádio Senado, todos acompanham o trabalho dos senadores, inclusive aqueles que só sabem discursar e sapatear. O povo acompanha também.

16:21:34 [Mediador] Após esta segunda rodada de perguntas com os jornalistas, voltamos às perguntas dos internautas da Infonet.

16:21:46 [Mediador] [Internauta] (Samuel): Quais propostas aprovadas no Senado pela senhora que são muito importantes para te credenciar a pleitear a reeleição?

16:22:51 [MariadoCarmo] Eu tenho vários. Tenho o da mãe adotante, que foi a última. Foi uma proposta elogiada por todos os 55 senadores presentes à sessão, inclusive os da oposição e reconhecida nacionalmente.

16:22:59 [Mediador] [Internauta] (Hilda): Em que consiste a proposta da mãe adotante?

16:23:39 [MariadoCarmo] Equiparar a mulher que adota à mãe biológica. Com isso, incentivar a adoção e ter uma família estruturada.

16:24:28 [Mediador] [Internauta] (Pedro Alves Ribeiro): Gostaria de saber seu posicionamento sobre projetos de Lula como o Fome Zero, a lei que de proteção a mulher que apanha, etc?

16:26:53 [MariadoCarmo] O Fome Zero, de programa, não tem nada. Foi uma estratégia de marketing inicial. O ideal era que não existisse fome no Brasil e no mundo. Nós estamos dando uma bolsa que ajuda a pessoa, mas não transforma a vida de ninguém. Uma família com 2 filhos não come 3 vezes ao dia com 90 reais. É emergencial. Mas, se a bolsa viesse acompanhada de programas estruturantes, aí sim, seria um grande programa.

16:26:56 [Mediador] [Internauta] (Anselmo): Senadora, boa tarde. Como a senhora pertence a uma família de empresários da construção civil, eu gostaria de saber o que a senhora acha do cimento de Sergipe ser mais caro que em outros estados...

16:27:04 [Mediador] A senhora não acha que a população mais pobre não está sendo prejudicada quando compra um saco de cimento por mais ou menos R$18 e em outros estados como Minas Gerais o preço é de aproximadamente R$10,50?

16:28:18 [MariadoCarmo] É extremamente ruim para o Estado de Sergipe. Já lutamos muito com isso, já chegamos inclusive a comprar cimento da Argentina, que entregue aqui em Sergipe ficava mais barato. Mas lamentavelmente essas são as regras do mercado.

16:28:26 [Mediador] Mais uma rodada de perguntas dos jornalistas presentes.

16:28:33 [AndersonBarbosa] Como avalia o processo de corrupção que envolveu integrantes do Congresso Federal nos últimos anos? Como o eleitor pode acreditar na transparência do Parlamento? Como?

16:29:52 [MariadoCarmo] A fase que o Brasil vive hoje nunca foi vista na história brasileira. É mensalão, Valérioduto, é dólar na cueca, é compra de dossiê, mas tudo isso é no governo do PT. É uma coisa profundamente lamentável.

16:29:59 [GilsonSouza] O Pró-Mulher Pró-Família foi seu melhor cabo eleitoral para justificar o sucesso nos números das pesquisas publicadas até agora?

16:32:05 [MariadoCarmo] Não. O Pró-Mulher é resultado de um trabalho, não é um programa solto e isolado. É um programa que tem começo, meio e fim, tem método, e nunca usei isso como meu cabo eleitoral, pelo contrário, é um programa que tem uma consultoria que avalia permanentemente o programa, premiada internacionalmente e nacionalmente pela Avon, que nos ajudou a dar um passo importantíssimo, que é ter o mamógrafo móvel.

16:32:16 [PauloRolemberg] A senadora disse que existem senadores que só sabem discursar e sapatear. Quem são eles, os outros dois senadores sergipanos (Valadares e Almeida Lima) ou o ex-senador e seu principal opositor José Eduardo Dutra?

16:33:11 [MariadoCarmo] Existem vários...

16:33:32 [Mediador] Acontece agora mais uma rodada com perguntas de internautas.

16:33:43 [Mediador] [Internauta] (Diego e Mila): A senhora considera todos os habitantes de Sergipe que aqui não nasceram forasteiros ou somente seus adversários políticos? A senhora faz idéia de quantas famílias de outros estados contribuem para o desenvolvimento de Sergipe e sabem o quanto elas se sentiram ofendidas ao serem chamadas de forasteiras?

16:35:08 [MariadoCarmo] Eu nunca chamei ninguém de forasteiro, nunca. Desafio alguém a provar que chamei meu adversário de forasteiro. Não tenho idéia de quantas famílias de fora moram aqui, mas tenho apreço por todas elas.

16:35:16 [Mediador] [Internauta] (Clarêncio): O que se observa pelos números das pesquisas é que o voto Maria e João não está casado. Como a senhora avalia essa situação?

16:36:40 [MariadoCarmo] É como eu respondi: é a forma diferenciada que as pessoas tem de ver os outros, a mim e ao governador. Sou política e ele também, tenho meus métodos e pensamentos assim como ele, então o povo faz essa avaliação.

16:36:49 [Mediador] [Internauta] (Sueli): Na prática, se eleita, o que a senhora vai fazer pela transposição do Rio São Francisco?

16:37:49 [MariadoCarmo] Continuar o que venho fazendo: com discursos, interpelações junto ao Presidente da República, e participando de todas as manifestações contra um projeto errado como esse, que é o papel do Senador.

16:37:56 [Mediador] Acontece agora mais uma rodada de perguntas com os jornalistas presentes.

16:38:27 [AndersonBarbosa] Fala-se muito em políticas de Inclusão Social, algumas leis até existem, mas não saem do papel. Na sua avaliação, o que falta para os mais pobres e em especial para as pessoas com deficiência serem realmente ativos na sociedade, sem a dependência de projetos assistencialistas e eleitoreiros)?

16:39:25 [MariadoCarmo] O que nós precisamos é ter uma economia forte, sustentável, que todos tenham o seu trabalho para viver. É o que nós precisamos.

16:39:36 [GilsonSouza] A senhora acha que o sergipano acredita na vinda de uma refinaria de petróleo para Sergipe, como anunciou João Alves, assim como no projeto Via Rápida, que teria R$ 470 milhões para obras sociais no Estado?

16:42:12 [MariadoCarmo] O Via Rápida é uma coisa que, quem acompanha as questões do mundo, sabe que existe e foi concedida aqui quando houve a realização da Cúpula Mundial da Família. A questão da refinaria não foi nada a toque de caixa: há 2 anos que o governo vem, juntamente com o Atlântico Sul, fazendo o projeto, estudando, fazendo a prospecção, análises técnicas, viabilidade econômica. Agora tudo ficou pronto, foi algo construído em toda a gestão.

16:42:22 [PauloRolemberg] O deputado Jackson Barreto tem sido o mais feroz crítico da oposição a João Alves Filho e a senhora. A senhora considera Jackson Barreto um traidor, já que esteve ao lado de vcs por muitos anos?

16:43:05 [MariadoCarmo] Foi uma bela perda a saída dele. Não o considero um traidor, apenas um político desequilibrado.

16:43:16 [Mediador] Acontece mais uma rodada com perguntas de internautas. As perguntas com temas parecidos, trarão o nome de todos os internautas que trataram do mesmo assunto.

16:43:27 [Mediador] [Internauta] (Rosário e Aída Brandão): A ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros é uma obra que pode ser revertida em voto nesta campanha eleitoral?

16:45:13 [MariadoCarmo] Ela não foi planejada para angariar votos. A ponte tem uma finalidade econômica, de integrar o litoral norte ao litoral sul e facilitar a vida dos sergipanos que precisam transitar para a Barra e para os outros municípios. Então, a concepção da ponte não foi eleitoreira.

16:45:20 [Mediador] [Internauta] (Uenio): Mas a senhora não acredita que a inauguração da ponte, assim como o último escândalo do PT podem ajudar na reeleição do governador João Alves, como também na sua candidatura ao Senado?

16:47:23 [MariadoCarmo] Poderá até ajudar. Os adversários até fizeram uma guerra para essa não sair, boicotaram recursos do BNDES. Se a questão é eleitoreira, tem mais de 1 ano que essa ponte está sendo construída. Hoje, a ponte dá um outro gancho a Sergipe, de desenvolvimento, de crescimento, e sobretudo, de modernidade.

16:47:34 [Mediador] [Internauta] (Manoel Feitosa): Numa próxima reforma política a senhora é favorável ao regime presidencialista ou parlamentarista? Ao sistema bicameral ou unicameral? A extinção do TSE e do Tribunal de Contas?

16:49:38 [MariadoCarmo] Eu sou a favor do desenvolvimento do meu país. O regime é secundário nisso. O presidencialismo como o parlamentarismo podem ser muito bons para o Brasil. Nós temos outras questões mais importantes para resolver. Sou favorável ao sistema bicameral, e não sou a favor da extinção do TSE e do Tribunal de Contas, mas sou a favor de sua reformulação.

16:49:59 [Mediador] Mais uma rodada de perguntas dos jornalistas presentes.

16:50:02 [AndersonBarbosa] Candidata, gostaria de voltar a falar sobre transparência no Parlamento. A senhora concorda com o Voto Aberto para todas as votações no Congresso? O que mudaria na rotina dos nossos parlamentares, caso isso venha a acontecer?

16:52:20 [MariadoCarmo] Eu sou a favor do Voto Aberto porque não tem porque um parlamentar estar com medo de assumir uma posição. Não muda nada, ele tem que votar aberto e assumir suas posições. Existem duas propostas que tramitam no Congresso que alguns são favoráveis e não dizem, por exemplo a do aborto. A maioria delas são do PT, a do aborto e a da descriminalização da maconha. É importante a votação aberta.

16:52:25 [GilsonSouza] Por ser, depois do governador João Alves, um dos nomes mais importantes do PFL na capital, podemos considerar a senhora como uma possível candidata à Prefeitura de Aracaju em 2008?

16:52:51 [MariadoCarmo] Não estou pensando nisso.

16:52:59 [PauloRolemberg] A senhora é a favor ou contrária à proposta de uma Constituinte exclusiva para reforma política?

16:53:35 [MariadoCarmo] Não sou à favor de uma Constituinte exclusiva.

16:53:47 [Mediador] Acontece agora mais uma rodada com perguntas de internautas.

16:54:00 [Mediador] [Internauta] (Tidy Silva): As pesquisas apontam o seu nome e o do candidato Zé Eduardo como os que lideram nas intenções de votos. Qual sua opinião sobre pesquisas?

16:55:05 [MariadoCarmo] Pesquisa é uma ferramenta de trabalho hoje, em todos os setores da vida se precisa saber o que o cliente quer, no caso, o que o eleitor quer. Então acredito na pesquisa que me dá mais de 16 pontos à frente do meu adversário.

16:55:18 [Mediador] [Internauta] (Clarêncio): No início houve muita falação sobre a questão do apoio do ex-governador Albano Franco, inclusive com a veiculação de que a senhora era contra. Isso era verdade? A srª mudou de opinião ou está sendo vítima das regras da política brasileira?

16:56:19 [MariadoCarmo] Não sou vítima de regras da política. Apenas não aceitei retirar a minha candidatura para dar espaço a ele, somente isso.

16:56:22 [Mediador] [Internauta] (Ruben Gomes): A Organização Mundial da Família diz que tem 470 milhões de dólares para investir em Sergipe? Em que área exatamente? É verdade que se Dr. João Aves não for reeleito o dinheiro não vem? E onde fica então a alternância do poder?A ONU concorda com isso?

16:58:54 [MariadoCarmo] A questão não é de alternância do poder. A questão é que a OMF conseguiu esses recursos em função da avaliação deles feita sobre esse governo. Eles não irão investir em qualquer lugar em que não tenham feito essa avaliação criteriosa. A maternidade que está sendo construída é em decorrência dessa avaliação. E as áreas em que eles irão investir mais concretamente são as áreas de superação da pobreza, como o Sergipe Minha Casa, que extingue as casas de taipa do Estado de Sergipe e também ...

16:59:19 [MariadoCarmo] trabalha com os proprietários dessas casas, bem como projetos de economia solidária.

16:59:26 [Mediador] Acontece agora mais uma rodada com as perguntas dos jornalistas presentes.

16:59:41 [AndersonBarbosa] Há poucos dias, um vereador da capital, revoltado com a troca de acusações entre candidatos no horário político, sugeriu que para a próxima reforma da Legislação Eleitoral o TSE abrisse espaço para que o eleitor fizesse questionamentos diretamente aos candidatos. O que pensa sobre está idéia?

17:00:27 [MariadoCarmo] Isso é uma questão para ser estudada.

17:00:31 [GilsonSouza] Qual a estratégia a ser utilizada nessa última semana de campanha para manter a vantagem até a contagem do último voto?

17:01:05 [MariadoCarmo] Trabalhar. Ir à rua pedir voto do povo, mostrar o que fizemos e como fizemos.

17:01:16 [PauloRolemberg] A oposição tem solicitado o envio de tropas federais para as eleições em Sergipe, por temer eventuais uso da máquina pública a favor do candidato a reeleição João Alves Filho? A Polícia Militar não seria o suficiente?

17:04:08 [MariadoCarmo] Eu acredito que a Polícia Militar seria o suficiente. Mas eles estão com esse pedido para as Tropas Federais em função da violência que eles estão conduzindo a campanha deles. Ninguém acredita que um candidato tenha a tremenda cara de pau de ir para a televisão ensinar o povo a ser safado. Mas não é necessário, a Polícia Civil pode dar conta de tudo.

17:04:14 [Mediador] Acontece agora mais uma rodada com perguntas de internautas.

17:04:23 [Mediador] [Internauta] (Clóvis Almeida): Qual a relação sua e de seu marido o governador João Alves com a imprensa sergipana? O jornal da família de vocês, o CORREIO DE SERGIPE, não tem se mostrado imparcial. Como a senhora vê isso?

17:05:53 [MariadoCarmo] O Correio de Sergipe tem profissionais do melhor gabarito, e não são profissionais "do amém" não. A minha relação com a imprensa é muito boa, mesmo com aqueles que tem posições contrárias e denigrem imagem da gente.

17:05:57 [Mediador] [Internauta] (José Carlos): O que a senhora acha sobre a lei do Nepotismo? Por que tantos candidatos oriundos da sua família concorrendo a pleitos diferenciados?

17:06:43 [MariadoCarmo] Não, eu só tenho 1 genro meu que é candidato, que era político antes de ser meu genro. Somente.

17:06:49 [Mediador] [Internauta] (João Batista Medeiros): A senhora é contra ou a favor de um projeto que limite o número de mandatos para os deputados e senadores? Por que?

17:07:49 [MariadoCarmo] Quem define o número de mandatos de um parlamentar é o povo. Ninguém pode estar limitando a vontade do povo.

17:07:53 [Mediador] Acontece agora a última rodada com perguntas dos internautas do Portal Infonet.

17:08:02 [GilsonSouza] A senhora é favorável a liberação do aborto?

17:08:30 [MariadoCarmo] Não, sou contra o aborto e a favor da vida.

17:08:41 [PauloRolemberg] Lula afirmou que os envolvidos na compra do suposto dossiê contra o ex-ministro José Serra são um "bando de aloprados". Como a senhora analisa essa declaração?

17:09:21 [MariadoCarmo] É mais uma loucura dele. Todos os "aloprados" são petistas.

17:09:37 [AndersonBarbosa] Estamos em um país democrático, porém o voto ainda é obrigatório para o eleitor. Esta não seria uma contradição?

17:10:22 [MariadoCarmo] Eu acho que o brasileiro ainda não está com a cabeça devidamente politizada para ser facultativo o voto.

17:10:33 [Mediador] Como o nosso Chat tem a duração de 1h30, logo após as perguntas do internautas encerraremos.

17:10:46 [Mediador] [Internauta] (Rômulo): O que a senhora propõe para uma melhor política para o meio ambiente? Qual a sua opinião a respeito dos manguezais e sua destruição?

17:12:16 [MariadoCarmo] Sou contra a destruição dos manguezais. Agora, a consciência de preservar os manguezais é uma política extramamente importante, como também a questão do lixo, que é uma questão séria, e em Aracaju, é uma questão gravíssima.

17:12:20 [Mediador] [Internauta] (Hildacomo): Como fica o projeto da região integrada SE/AL com o problema da transposição do rio SF?

17:13:26 [MariadoCarmo] Não tem nada a ver com a questão da transposição. Quem conhece Petrolina e Juazeiro, sabe que a água é um componente importante, mas não tem nada a ver com a transposição.

17:13:32 [Mediador] [Internauta] (Clara): Com um índice tão alto de pessoas desempregadas no estado, se reeleita o que pretende fazer para melhorar a qualidade de vida das pessoas, que já não acreditam mais nos políticos?

17:15:42 [MariadoCarmo] A função de parlamentar não é de executar política, mas de propôr, como os projetos de redução de juros para incentivar a economia, propôr políticas para melhorar a questão do desemprego, apoiar os pequeno e micro empreendedores, projetos de irrigação para gerar empregos no campo, e tantos outros. É importante lembrar que o papel do Senador não é executar políticas, e sim propôr.

17:15:47 [Mediador] [Internauta] (Barbosa): Senadora, boa tarde! Quais são as suas propostas para os setores do comercial e de serviços? Já que esses dois setores são os pilares da economia do Estado.

17:17:50 [MariadoCarmo] Baixar os juros, lutar por uma reforma tributária correta, e sobretudo, ter em mente que o setor de serviços é um grande gerador de empregos. No momento em que a gente baixa os juros, isso dinamiza o comércio e as empresas. Facilitar o acesso ao crédito, principalmente para o pequeno empreendedor, que não chega a ser o micro. O Banco do Povo é um projeto da Secretaria da Pobreza que se preocupa com isso.

17:17:54 [Mediador] [Internauta] (Profª Lenalda): A educação sempre foi elo de preocupação nas suas ações, em especial, na inclusão da mulher no cenário do nosso país, legitimando a sua importância num processo de construção de respeito e dignidade. Como a senhora pretende lutar no sentido de otimizar cada vez mais a sua inclusão na sociedade, principalmente as não letradas?

17:19:43 [MariadoCarmo] O primeiro ponto em que precisamos lutar é o de alfabetizar a população, principalmente a mulher, porque quando ela sabe ler, quando ela tem um nível razoável de educação, de entendimento, a família dela tem outro desempenho na vida. "Se quer crescer o mundo, educai as mulheres", já disse alguém.

17:19:49 [Mediador] [Internauta] (João Paulo): Sra. Maria do Carmo, você falou nesse chat faz pouco que as faltas que alegam que você possui em votações no Senado se deve a período de 2003 e 2004, mas consultando o site do mesmo verifica-se que elas se estenderam até os anos de 2005 e 2006, qual a desculpa agora?

17:20:47 [MariadoCarmo] Não tenho desculpa para isso. Porque todas as faltas são registradas na mesa da casa, e eu não tenho as faltas que eles dizem.

17:21:06 [Mediador] [Internauta] (Antônio): Se a reforma política que vem por aí permitir um terceiro mandato para Lula, a senhora seria favorável? Neste caso, a senhora advogaria um quinto mandato para Sr. João Alves?

17:22:05 [MariadoCarmo] Não, não advogo o quinto mandato para João Alves, nem o segundo para Lula, quanto mais o terceiro. Até porque com somente um ele já tentou acabar com o Brasil, e com dois, só Deus sabe do que ele é capaz.

17:22:09 [Mediador] [Internauta] (Dejair Benjamim): O que a Senhora acha do nome da Ponte Aracaju/Barra ser Zé Peixe, uma figura tão importante pra nossa cultura, já que vários prédios já tem o nome do nosso Governador?

17:24:07 [MariadoCarmo] A ponte não tem o nome do governador. A ponte tem o nome do Construtor João Alves, que é o pai do governador, que é um homem que tem um histórico de lutas aqui no estado de Sergipe. Ele foi um precursor, um desbravador de bairros, a exemplo dos que surgiram da Catedral à Zona Sul, que tiveram uma participação ativa dele.

17:24:12 [Mediador] [Internauta] (Gibran): A senhora assegura que na hipótese do governador perder as eleições, não haverá pedágio na ponte Aju/Barra?

17:25:36 [MariadoCarmo] Já está definido que não haverá pedágio. Então, ele tomando posse no quarto mandato com a mercê de Deus e com a vontade do povo, no dia 1º de janeiro, não haverá cobrança de pedágio. É o que está definido.

17:25:44 [Mediador] [Internauta] (Antônio): Por que a senhora não aceita o debate com os outros candidatos?

17:26:22 [MariadoCarmo] Já aceitei de público, eles que não quiseram vir. Já disse inclusive em um programa de televisão que aceito, mas com respeito.

17:26:26 [Mediador] [Internauta] (Camila): A sra. falou que nunca chamou ninguém de forasteiro. Reconhece, porém, que os que trabalham por sua candidatura o fizeram? OU não sabe ou não se sente também responsável pelo que passa em seu programa eleitoral?

17:27:32 [MariadoCarmo] Não foi no meu programa isso, foi no programa da Coligação. Quando eu soube, mandei imediatamente que retirassem. Não sou do tipo de Lula, de que nada sabe.

17:27:38 [Mediador] [Internauta] (Vitor Rodrigues): Candidata, havendo a devida revitalização do Rio São Francisco, a senhora seria favorável à transposição do Velho Chico?

17:29:37 [MariadoCarmo] A revitalização é uma obra caríssima e que precisa começar. Isso que o Governo Federal disse, que já começou a revitalização, não é verdade. Desde 99 que tem registrado nos anais do Senado os meus discursos defendendo a revitalização. A transposição nem se cogita sem a revitalização, e se ela não for feita, a transposição não poderá ser feita jamais.

17:29:41 [Mediador] [Internauta] (Rafael Heleno) A senhora pretende seguir com o trabalho da secretaria de combate a Pobreza? E como vai desempenhar as duas funções, no senado caso seja eleita e na secretária?

17:31:05 [MariadoCarmo] Eu não sou secretária da Pobreza. Claro que enquanto parlamentar e esposa do Governador, tenho o dever de acompanhar todo o trabalho, de ajudar na secretaria e onde for possível. É questão de dever, não de querer.

17:31:14 [Mediador] [Internauta] (Rodrigo Garcia): A senhora diz que acredita na imparcialidade dos jornais sergipanos, especialmente do jornal da senhora, o Correio. Mas nos últimos dias os três principais jornais Sergipanos (Cinform, Jornal da Cidade, e Correio de Sergipe) têm defendido abertamente a coligação "SE no Rumo certo". Não tem como negar. O que a Sra. acha disso?

17:32:55 [MariadoCarmo] Isso é questão de visão deles. O internauta não citou o jornal O DIA. Não é questão de defender um lado, o jornal tem que noticiar o que acontece no dia-a-dia, e é isso que os jornais fazem, inclusive os do interior.

17:33:06 [Mediador] [Internauta] (rosi mamfrin): Gostaria de saber a possibilidade de através do congresso nacional ou aqui mesmo no estado com o apoio do nosso governador a mudança automática do servidor que concursado, como é o meu caso, se gradua, se especializa e continua recebendo seus vencimentos como nível médio.

17:34:20 [MariadoCarmo] Isso é uma questão interna da secretaria onde ela trabalha. O acesso a qualquer cargo público é através do concurso.

17:34:25 [Mediador] [Internauta] (Sandra Vieira): Olá senadora. Gostaria que a senhora explicasse qual a ligação da OMF com a ONU, já que as Nações Unidas afirmam não terem qualquer ligação com esta organização e nem terem conhecimento deste projeto Via Rápida. Gostaria que a senadora explicasse aos sergipanos que ligação há, se é que há...

17:35:01 [Mediador] O tempo do Chat se esgotou e encerramos o recebimento de perguntas.

17:37:09 [MariadoCarmo] Não é ligação não. A área da Educação, na ONU, é cuidada pela UNESCO. A área da Família pela OMF, todos os dois órgãos ligados à ONU. Se a ONU desconhece essas duas organizações, eu preciso entender o porquê. A ONU nunca disse que não existia. A UNESCO em Brasília recebeu a visita da deputada Ana Lúcia fazendo denúncias sobre Sergipe. Aí ela soube o endereço da UNESCO. A sede da OMF é no Paraná, e todos sabem onde é.

17:37:15 [Mediador] [Internauta] (Marcelo): O Ministério Público Federal acaba de propor Representação contra João Alves Filho requerendo a cassação do registro de sua candidatura, em razão da utilização das ambulâncias do Samu Estadual com fins eleitoreiros. Qual a avaliação da senhora sobre o assunto?

17:38:45 [MariadoCarmo] Estou sabendo agora desse fato. Continuarei trabalhando na eleição dos nossos candidatos e na minha também.

17:38:48 [Mediador] (Binho Torres): É verdade que a nova ponte estará funcionando nos próximos 8 dias e depois será fechada, sendo reaberta no final do ano? Isso não seria uma manobra eleitoreira? Já que as eleições acontecem nesse intervalo de funcionamento?

17:39:37 [MariadoCarmo] A ponte não está fechada, está aberta. Claro que há arremates, mas não tem nada a ver com o fechamento dela.

17:39:42 [Mediador] Maria do Carmo, a senhora pode ficar à vontade para fazer as considerações finais que quiser.

17:40:13 [MariadoCarmo] Quero agradecer a vocês todos pela participação nesse chat.

17:40:37 [Mediador] O Chat com a candidata Maria do Carmo está encerrado. A Infonet agradece a participação da senadora.

17:40:47 [Mediador] Este foi o último Chat Eleições 2006. A Infonet agradece a participação de todos os candidatos, dos jornalistas convidados e dos internautas.

17:40:57 MariadoCarmo sai da sala

17:41:00 PauloRolemberg sai da sala