Lula venceria no primeiro turno com 51% dos votos, aponta pesquisa
06/09/2006


Mais uma vez, pesquisa dá vitória a Lula em primeiro turno
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a tendência de vitória no primeiro turno, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada ontem, terça-feira, 5. O levantamento mede o impacto das críticas que a propaganda eleitoral de Geraldo Alckmin (PSDB) passou infligir ao petista no horário eleitoral.

Mesmo após os ataques, o petista teria 51% do total de votos, o que equivaleria a 57% dos válidos, se as eleições fossem realizadas segunda e terça-feira, (4 e 5/9), quando a pesquisa foi executada.

Alckmin, candidato do PSDB ao Planalto, alcança 27% da intenção de votos, o que corresponde a 30% dos válidos, segundo o instituto. Em terceiro, está a senadora e candidata do PSOL Heloísa Helena, com 9%.

Cristovam Buarque (PDT) e Ana Maria Rangel (PRP) alcançam 1% cada. José Maria Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Luciano Bivar (PSL) não pontuaram. Os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 4%. Não souberam responder 6% dos entrevistados.

 

Segundo turno

O presidente vence a simulação de segundo turno. O petista ficaria com 55% dos votos contra 37% do ex-governador de São Paulo.

Lula obtém 41% de intenção de voto espontânea, quando se pergunta em quem o entrevistado pretende votar sem a apresentação dos nomes dos candidatos. O número, segundo o Datafolha, é três pontos maior do que o da última pesquisa.

Rejeição


O Datafolha informa que o presidente também é o candidato com o maior índice de rejeição. Quando questionados em qual candidato não votariam de jeito nenhum, 28% dos entrevistados apontaram o petista. Na última pesquisa, a rejeição a Lula era de 27%. A taxa de rejeição a Geraldo Alckmin, segundo a pesquisa, oscilou para baixo, retrocedendo de 24% para 23%.

A rejeição a Heloísa Helena passou de 26% para 25%. entre os outros candidatos, não votariam de jeito nenhum em Rui Costa Pimenta 22% dos eleitores, enquanto 21% rejeitam Cristovam Buarque e Luciano Bivar. Ana Maria Rangel e José Maria Eymael são repelidos por 20% do eleitorado.

O Datafolha ouviu 7.724 eleitores entre os dias 4 e 5 de setembro em 349 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 15.747/2006.

 

 

Fonte: Uol