Chat Eleições 2006 com Professor Celestino
05/09/2006


Professor Edmilson Celestino, candidato ao Governo do Estado de Sergipe pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) acaba de participar do Chat Eleições 2006. O candidato foi questionado por vários internautas e pelos jornalistas presentes, Jaime Santana (Secretaria de Agricultura), Danielle Azevedo (Cinform) e Alice Thomaz (TV Cidade).

Durante o bate-papo, Celestino, que estava em companhia do seu vice José Adriano Cruz, falou sobre diversos assuntos relacionados à sua candidatura e ao seu plano de governo para Sergipe. O candidato acredita na vitória em primeiro turno, motivo pelo qual preferiu não comentar qual dos candidatos mais citados nas pesquisas como prediletos ao cargo – Marcelo Déda e João Alves – ele apoiaria caso aconteça um segundo turno.

 

Celestino encerrou o Chat demonstrando sua confiança na vitória e oferecendo seu nome o de alguém digno para o Governo do Estado. E lamentou o fato da internet não possibilitar o ‘olho no olho’ entre os interlocutores, mas acreditando que a interação com esta mídia pode ser positiva.

 

“Na internet, não podemos um olhar no olho do outro. E você usar da sua psicologia natural para o descobrir a verdade que de fato se manifesta na mente desse que está à sua frente. Mas com certeza, a tradução das palavras também manifesta o pensamento. Tenho certeza que assim como todas as perguntas foram maduras, todos que agora estamos interagindo eletronicamente, não só vamos promover a mudança, como vamos convencer a outros da nossa convicção de que, sem sombra de dúvidas, o candidato Professor Celestino, que responde pelo número 21, está pronto para lhe representar com muita dignidade no governo”, finalizou.

 

Confira na íntegra o Chat com o Professor Celestino:

15:51:04 Mediador entra na sala

15:51:24 [Mediador] Boa tarde!

15:53:27 [Mediador] Logo mais, às 16h, terá início o Chat Eleições 2006 da Infonet. O convidado de hoje é o candidato ao cargo de governador de Sergipe pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Professor Edmilson Celestino.

15:54:54 [Mediador] Os jornalistas convidados a participar do Chat de hoje são Alice Thomaz (TV Cidade), Danielle Azevedo (Cinform) e Jaime Santana (Secretaria de Agricultura).

15:55:28 [Mediador] Internautas e jornalistas terão uma hora e meia de bate-papo para questionar o candidato sobre os mais variados assuntos relacionados à sua candidatura.

15:56:40 [Mediador] Os jornalistas já se encontram na sede da Infonet.

16:02:41 JaimeSantana entra na sala

16:03:53 [Mediador] O candidato também já se encontra no local.

16:04:14 AliceThomaz entra na sala

16:04:51 DanielleAzevedo entra na sala

16:05:09 [Mediador] O Chat terá uma rodada com perguntas de jornalistas, seguida de uma rodada de perguntas dos internautas, e assim sucessivamente.

16:05:23 ProfessorCelestino entra na sala

16:06:09 [Mediador] Tem início agora o Chat com a primeira rodada de perguntas dos jornalistas.

16:06:20 [JaimeSantana] Você substituiu o candidato Milton Neto na disputa para o cargo de governador do Estado por conta de um erro de digitação? como recebeu a notícia que seria candidato? foi surpresa ou já esperava?

16:08:24 [ProfessorCelestino] Não foi um erro de digitação. Foi um reconhecimento do partido de que, não obstante o quadro fosse militante por um bom tempo, ele tinha menos de 1 ano de filiado. De certa forma, foi uma surpresa, visto que qualquer quadro do partido é preparado para representar toda e qualquer necessidade política, numa natureza orgânica e ideológica à frente do povo.

16:08:47 [AliceThomaz] O senhor se sente prejudicado por não dispor dos mesmos recursos que outros candidatos? Como anda a discussão sobre o Livro de Ouro?

16:11:49 [ProfessorCelestino] Eu não diria prejudicado. Por acreditar que as relações humanas tenham evoluído bastante, na forma como maturam seus pensamentos, pelas práticas que tem reproduzido. A questão está na natureza histórica do processo eleitoral, que preconiza, na cultura, que essa ou aquela candidatura, desse ou daquele partido, seria favorita, tendo em vista a lógica da perspectiva capitalista, reprodutivista do capital. Muitas das vezes qualifica o pensamento e a ética como elementos abstratos, quando na ...

16:12:20 [ProfessorCelestino] verdade são os elementos concretos no paradigma da transformação da qualidade de vida do nosso povo.

16:12:30 [DanielleAzevedo] Candidato, o senhor defende a criação do orçamento participativo para que a sociedade possa discutir a sua qualidade de vida e propor alternativas. Mas o PCB delineou as áreas sociais que receberão maiores investimentos por parte do governo?

16:14:57 [ProfessorCelestino] Na verdade, quando tomamos o orçamento participativo como paradigma para a construção de um projeto de desenvolvimento humano, alinhamos esse projeto no pensamento, portanto, na ideologia do partido, já que seria um governo, uma perspectiva revolucionária que vê o todo nas suas especificidades e as especificidades do todo, numa área específica. No entanto, entendemos que na vida prática quotidiana, existem algumas carências mais urgentes e que requerem, com a presença nossa mais imediata ...

16:16:01 [ProfessorCelestino] a partir de janeiro de 2007, naqueles pontos em que a política pública não se fez presente. Muitas dessas, são bastante visíveis: segurança pública, educação, transporte, empregos, saúde.

16:16:06 [Mediador] Após a primeira rodada de perguntas com os jornalistas, é a vez dos internautas fazerem suas perguntas.

16:16:14 [Mediador] [Internauta] (Paulo Rolemberg): O que levou o PCB em Sergipe a lançar candidato a governador. O motivo é a cláusula de barreira para evitar o fim do "partidão"?

16:18:57 [ProfessorCelestino] Não, não se trata da cláusula de barreira. Partido, na verdade, se vê como instituição também eleitoral, na obrigação e no dever de buscar respostas à questões históricas da formação do nosso povo, que ainda mesmo antes de formatada a sociedade brasileira, já podíamos encontrar avaliações das relações humanas em que questionavam porque coxos, mancos e cegos governavam e os sãos ficavam de fora. Num primeiro olhar, parece se estar fazendo charge dos que são portadores de necessidades ...

16:21:18 [ProfessorCelestino] especiais, ou deficientes se assim quiser. Na verdade, quando se faz essa analogia, está se falando do pensamento de Rousseau, quando ele diz, nessa fala, que há um desvio. Portanto, portadores de necessidades especiais tem condições perfeitas de governar. Os que governam é que não tem sequer condição de ser portador de necessidade especial. O partido é maduro o suficiente para assumir qualquer representação do poder, e se não aconteceu até agora, contraditoriamente, é porque a sana do ...

16:22:22 [ProfessorCelestino] capitalismo tem sido bastante eficiente em investir na dissimulação provodada pela fome, pela miséria, que deforma o caráter humano e dissolve o sonho de felicidade. Mas em nós, permanece humanistamente a esperança da razão e a fé do espírito.

16:22:31 [DanielleAzevedo] Qual a sua experiência na atividade política?

16:25:45 [ProfessorCelestino] A nossa experiência advém de um movimento estudantil onde fomos presidente dos grêmios dos colégios Tobias Barreto, Atheneu e Murilo Braga. Fomos vice-presidente da USES, fomos presidente interino da mesa dirigente da HOMESA, dirigente do diretório do DCE/UVA, somos da direção municipal do PCB de São Cristóvão e secretário de formação política da direção estadual, graduado em Pedagogia pela UVA do Ceará e em Ciências Sociais pela UFS, e pós-graduando em Direito Educacional pela São Luís/SP ...

16:27:07 [ProfessorCelestino] Experiência de vida da família, dessas instituições e dos amigos, sobretudo os cursos na linha marxista-leninista, conduzidos pelo partido nas relações em si e para si, tanto na linha política, em relação à formatação do aparelho, quanto na linha ideológica, o que diz respeito às informações de pensamento do PCB.

16:27:15 [Mediador] [Internauta] (Daniel): O senhor já tem o Plano de Governo? Se a resposta for sim, gostaria de saber o que é priorizado nesse plano e onde podemos ter acesso a ele?

16:30:06 [ProfessorCelestino] Sim. Não priorizamos fatores específicos, priorizamos o todo, sempre numa perspectiva democrática, com visões progressistas, numa perspectiva revolucionária. Podemos, de imediato, citar alguns itens que pretendemos apresentar através do Orçamento Participativo das comunidades e formatar a concretude do projeto para sua execução. Terminais de integração de transportes em todo o Estado, com 24h de atividades, com todas as linhas de transportes, valorizando também os taxistas e topiqueiros ...

16:32:57 [ProfessorCelestino] definindo suas alocações, em pontos estratégicos para cada regionalidade, interligando-os com a capital num acordo ou convênio, nos limites cabíveis, com os municípios. Outro: reforma do sistema de saúde, possibilitando maior presença do SUS e dinâmica dos hospitais regionais do PSF, investimentos no saneamento básico das mais variadas comunidades com o objetivo da saúde preventiva e do desenvolvimento social. Valorização do servidor público, de todas as categorias, que diz respeito a ...

16:36:12 [ProfessorCelestino] garantias adquiridas e investimentos salariais. Reforma no sistema de ensino, avaliando todas as identidades operantes no ensino fundamental, médio e superior, nos limites da LDB, valorizando o profissional da área, adaptando as relações operacionais das escolas à formação acadêmica, com melhoria salarial. Criação de uma universidade estadual. Em segurança pública, a reformulação do sistema de segurança do Estado, nos limites das regras penais , valorizando a educação, voltado à recuperação ...

16:37:57 [ProfessorCelestino] do preso, à prevenção do crime com atividades sociais interativas, na perspectiva da educação transversal, numa interrelação com a escola na interpersonalidade entre a comunidade e a educação formal. Entre tantos outros temas.

16:38:03 [Mediador] [Internauta] (Sérgio Souza): É desestimulante para o candidato ter nas pesquisas de opinião menos de 1% das intenções de voto? Ou as pesquisas mentem?

16:40:21 [ProfessorCelestino] Muitas das vezes tem pessoas que não respondem nas pesquisas o que de fato elas gostariam de praticar nas urnas, porque sentem medo das represálias, da truculência do poder, que além de achar que o povo é gago quando se refere á grupos eleitorais como currais, se acham também donos da vida, e as pessoas se sentem amedrontadas, e com certeza elas vão demonstrar maturidade, compromisso, vontade de transformar e a certeza de que chegou a hora delas serem felizes. Sem sombra de dúvida elas irão ...

16:40:26 [ProfessorCelestino] votar 21.

16:40:37 [Mediador] Agora os jornalistas farão a segunda rodada de perguntas.

16:40:40 [JaimeSantana] Segundo informações, o senhor participa do PCB há 20 anos. Atualmente a opinião do povo com a relação ao PCB é mais compreensiva? O senhor acha realmente que o eleitor sergipano conhece o partido ou será que a palavra "Comunismo" ainda assusta?

16:43:45 [ProfessorCelestino] Não se pode mudar a consciência ideológica nos limites culturais de uma hora para a outra. No entanto, muito mais pessoas hoje já sabem que o PCB nunca foi e nem será o partido dos "comedores de criancinhas e velhos", com expressões do tipo "papa-figo". Hoje, o partido já conseguiu provar que as relações produtivas já atingiram o ápice do desenvolvimento, que já começa a contradição. O exército de reserva já entrou em colapso, a demanda já não tem oferta o suficiente em nenhum campo, de ...

16:45:12 [ProfessorCelestino] maneiras que, nesse momento, só a implantação do socialismo será capaz de traduzir a convivência humana, numa perspectiva de vida possível. Quanto ao comunismo, será uma etapa após o socialismo. A comunhão dos homens, a repartição do pão, a convivência igualitária.

16:45:18 [AliceThomaz] Como a sua formação acadêmica irá, na prática, contribuir para sua atuação como governador caso seja eleito?

16:47:28 [ProfessorCelestino] Nos dará a oportunidade de visualizar melhor os problemas sociais e pensar nas políticas públicas de inclusão, com respeito aos direitos humanos e com a força de Estado que a política precisa para resolver os casos mais urgentes, planejar o futuro com equilíbrio que precisamos para não dissolver o aparelho do Estado, as relações de produção, a democracia, e tudo que há de positivo para a existência humana.

16:47:33 [DanielleAzevedo] Qual sua proposta de governo para melhorar as escolas públicas em Sergipe? Acredita que a criação de uma universidade estadual seria primordial, mesmo em um Estado onde as escolas de ensino médio e fundamental estão com a estrutura física sucateada e a qualidade do ensino fragilizada?

16:50:09 [ProfessorCelestino] A qualidade do ensino não está, sobretudo, na perspectiva material. Não obstante, entendamos que somos um país com infra-estrutura o suficiente para proporcionar uma vida mais confortável ao nosso povo em qualquer setor, sobretudo na educação. No entanto, é a questão humana que é fundamental. Se interferirmos com responsabilidade nos salários dos atores que operam nas diversas identidades da educação, de maneiras que garantam a cidadania, bem como interferirmos na qualidade do conteúdo ...

16:51:28 [ProfessorCelestino] trabalhado na formação dos educandos em todos os níveis, com a presença de uma universidade estadual, com uma melhor qualificação do ensino, a partir do ensino fundamental menor, não temos dúvida de que estaremos fazendo o que é necessário para uma melhor compreensão do que é a cultura, a partir do olhar da educação.

16:51:40 [Mediador] Após esta segunda rodada de perguntas com os jornalistas, voltamos às perguntas dos internautas da Infonet. Atenção: as perguntas que tratarem de temas semelhantes, serão unidas e virão com os nomes de todos os internautas.

16:51:54 [Mediador] [Internauta] (Antonio Carlos Garcia, Alex e Rosangela Dória: As pesquisas divulgadas até agora indicam uma polarização da campanha entre João Alves e Marcelo Déda, colocando os demais candidatos, inclusive o senhor, na laterna. Numa hipótese de segundo turno, qual será a tendência do seu partido? Quem o senhor apoiará? O candidato Stoessel Chagas defende o voto nulo no segundo turno. E o senhor?

16:54:22 [ProfessorCelestino] Primeiro, não acreditamos em segundo turno. Porque, para nós, está nascendo algo novo, porém esperado, porque não perdemos a esperança no homem, na sua maturidade, na sua ética, na sua responsabilidade e na sua capacidade de mudar o sentido das coisas. Não existem causas pétreas para o homem. E é nessa certeza, pelo momento em que estamos atravessando, que a mente revolucionária da sociedade vai reagir e vai nos dar a vitória no primeiro turno, votando 21.

16:54:28 [Mediador] [Internauta] (Rafael): Caso a candidata a presidente Heloísa Helena venha a Sergipe, quem ela vai apoiar, você ou o Toeta?

16:56:55 [ProfessorCelestino] O partido, a nível nacional, está coligado com o partido da presidente Heloísa Helena. Pela ética natural do nosso partido, e pela natureza política da verticalização, nós temos o direito de candidatura própria, como ela tem o direito de vir para os dois palanques ou optar pelo do seu partido. No entanto, para nós, a presidente é uma pessoa ética, consciente, por isso votamos nela, que saberá qual posição ideal que deverá se portar.

16:56:59 [JaimeSantana] Mas caso aconteça o 2º Turno, o PCB será por Déda ou João?

16:57:57 [ProfessorCelestino] Como já respondemos, não acreditamos no segundo turno. Por isso não cogitamos responder nada sobre o segundo turno porque o superamos. Ele não existe com a vitória do 21.

16:58:03 [Mediador] [Internauta] (Paparazzi): O senhor acredita que os dois maiores grupos eleitorais na véspera das eleições podem derramar dinheiro para a compra de votos? Os órgãos que têm a competência de fiscalizar este procedimento ilegal tem atuado como deveriam? O que fazer para evitar isto?

17:00:30 [ProfessorCelestino] Essa é uma questão de dependeria muito do procedimento policialesco dessa ou daquela instituição que tem o poder para fazê-lo. Porque nem sempre a coerção social foi capaz de traduzir os anseios ou dar resposta aos problemas da sociedade. Essa é uma questão de foro íntimo da ética pessoal da sociedade. Eu acredito que é possível haver uma reação contrária, que não obstante, no íntimo de suas carências, recebam dinheiro e outros bens que lhes sejam parcialmente devolvidos, embora ético não ...

17:01:43 [ProfessorCelestino] fosse por não ser por meios lícitos, o povo, em geral, vai reagir e vai votar contrariando as expectativas dos que se acham poderosos, por ter a força de manipular a infra-estrutura dos submetidos. O povo vai reagir votando 21.

17:01:58 [Mediador] Mais uma rodada de perguntas dos jornalistas presentes.

17:02:14 [JaimeSantana] Recentemente nos cinemas, o público assistiu um filme chamado V de Vingança, onde um mascarado acabava com a política da Inglaterra e clamava que o povo lutasse contra as mordaças. A atuação do PCB faria algo semelhante com a atual política do nosso Estado?

17:05:00 [ProfessorCelestino] Há coisas que se dão na perspectiva surreal e há coisas que se dão na perspectiva da maturidade. Não podemos ignorar que existem pessoas, por aí, de boa índole, querendo o novo para revolucionar a sua prática quotidiana. Lhes faltam oportunidade da presença desse novo. Para que nessa reação as relações produtivas se traduzam na potência que o nosso povo precisa, no processo de inclusão. Pretendemos governar com responsabilidade e não com amadorismo. Não estamos no tempo de luta armada nem ...

17:06:03 [ProfessorCelestino] sangue derramado em vão. Estamos no tempo da valentia daqueles que pretendem, de fato, mudar o procedimento gerencial das políticas públicas. Só pessoas e partidos maduros, tipo o PCB 21, poderão promover isso.

17:06:09 [AliceThomaz] Professor Celestino, o senhor classifica os governos de Fernando Henrique Cardoso, cujo herdeiro é Geraldo Alckmin, e de Lula como liberais. A minha questão é: como governar um estado a partir dos princípios comunistas dentro de uma nação orientada por perspectivas capitalistas?

17:08:37 [ProfessorCelestino] Não vamos poder mudar as coisas de forma brutal, com a mesma violência com a qual tem se utilizados determinados pensamentos no processo de marginalização do nosso povo. Não defendemos o reformismo do capitalismo. Defendemos o socialismo, e o país está pronto, está maduro para assumir essa nova perspectiva. Queremos informar também que não somos candidatos à presidência da república, somos candidatos ao governo do Estado. E as nossas interferências se darão dentro dos limites constitucionais ..

17:08:52 [ProfessorCelestino] Contudo faremos de tudo para ver o nosso povo feliz.

17:08:55 [DanielleAzevedo] O senhor sempre demonstra preocupação com os problemas enfrentados pela comunidade ribeirinha do Baixo do São Francisco. Com a queda na atividade pesqueira, muita gente partiu para a cultura de alguns alimentos, como o arroz e a mandioca. Existe a pretensão de incentivos à agricultura familiar? Que projetos nessa área poderão ser implantados na região?

17:11:27 [ProfessorCelestino] Todo e qualque projeto implantado pelo PCB 21, aprioristicamente, se dará na perspectiva do orçamento participativo. Conversaremos com essas comunidades e encontraremos com elas e com nossos técnicos alternativas de investimento entre a agricultura familiar, o agronegócio, entre outras políticas agrárias, se dêem enquanto alternativa na perspectiva da inclusão social e despauterização daqueles que estão à margem da vida nessas regiões e em todo o Estado.

17:11:43 [ProfessorCelestino] É assim que pensamos nós do 21.

17:12:05 [Mediador] Faremos agora a última rodada com perguntas dos internautas.

17:12:14 [Mediador] [Internauta] (Maria Aparecida Santos): Fala-se muito numa reforma política a ser debatida a partir de janeiro. Quais tópicos o senhor julga importantes nesta discussão?

17:15:01 [ProfessorCelestino] Na reforma política todos os tópicos são importantes, mesmo porque dizem respeito aos diversos pensamentos antagônicos enquanto identidade do pensar de cada corrente política da sociedade, e que encontra o seu feedback no Congresso Nacional. Não temos muito a interferir de forma direta até pela nossa própria condição política enquanto um partido que aumentou o social, que não tem ainda um pensamento de ressonância no Congresso, que tenha ressoado da sociedade como um todo. Não temos ...

17:15:30 [ProfessorCelestino] deputados federais nem senadores para traduzir o nosso pensamento.

17:15:41 [Mediador] [Internauta] (Antônio Freitas): O senhor não acha anacrônico a existência no Brasil de um partido comunista já que ele não existe mais não só na Rússia como em muitos outros países europeus?

17:18:25 [ProfessorCelestino] Não achamos. Pelo contrário, essa é uma prova da maturidade do nosso povo, que não perdeu a identidade ideológica da consciência da lógica dos fatos sociais, que demonstram no dia a dia que o fim último da sociedade, que é a felicidade, está na comunhão, na partilha da sua produção, algo que está no começo, algo que está no fim e que tem como entremeios o socialismo. Parece que o homem tem consciência dessas coisas, ele não quis é se convencer ainda de qual é o seu papel social nesse ...

17:19:46 [ProfessorCelestino] processo. Pelo contrário, para nós do 21, esse pensamento está mais evidente agora. E aqueles que declinaram desse pensamento, estamos dando prova da suas situações na atualidade. A propósito, vocês já pararam para observar a situação desses países hoje, que segundo você declinaram da visão socialista?

17:19:59 [Mediador] [Internauta] (Augusto César): Sabemos das dificuldades financeiras do PCB, mas o programa no horário eleitoral está sofrível. Não está faltando criatividade?

17:22:48 [ProfessorCelestino] As dificuldades financeiras que estamos atravessando realmente são muito grandes. Nelas, estão inclusive as criatividades das quais vocês se refere. Até somos criativos, e essa criatividade, que é um dos elementos fundamentais da nossa performance no processo da vida, da resistência pela ética, e da persistência por uma sociedade justa, fraterna, sem violência. Precisamos de você conosco, do 21, para construir dias melhores para todos nós.

17:22:58 [Mediador] Acontece agora a última rodada com perguntas de jornalistas.

17:23:24 [JaimeSantana] Entre todos os outros candidatos, qual o seu diferencial?Se o senhor não ganhar, já têm planos para o futuro? Pretende volta ao mundo do ensino, como a candidata Heloísa Helena?

17:25:30 [ProfessorCelestino] Como não estou pensando na derrota, e sim na vitória do povo a partir do 21, não pretendo também para com o procedimento pedagógico. Porque, aliás, a campanha política e o resultado, o governar, é também um momento pedagógico. Estou sempre pronto para a natureza sociológica, através da pedagogia. O 21 tem consciência do que quer, e tem certeza da sua vitória na sua maturidade.

17:25:48 [AliceThomaz] O senhor coloca que parte das decisões a serem tomadas dentro do âmbito social será feita a partir do diálogo com as comunidades, ou seja, através do Orçamento Participativo. Contudo, este método de definição de políticas publicas é um processo até certo ponto longo. O senhor pretende fazer algo para tornar o OP mais ágil?

17:27:41 [ProfessorCelestino] Com certeza. Até pela urgência da vida, das carências, das necessidades imediatas do nosso povo. O Orçamento Participativo não precisa priorizar apenas os fatos de longo prazo, com ceretza existem metodologias de operação desse sistema para políticas mais urgentes. Nós do 21 entendemos que temos as ferramentas necessárias para essa prática.

17:27:47 [DanielleAzevedo] Candidato, o senhor pretende inovar a área de transportes públicos, criando um Sistema Integrado Intermunicipal. Nesse caso, as empresas de ônibus não serão prejudicadas, já que a construção de terminais de integração fará com que o usuário pague apenas uma passagem? O governo vai cobrir os gastos?

17:30:24 [ProfessorCelestino] Na verdade, pelo contrário, não vai haver necessidade do governo cobrir os gastos porque as relações sociais estarão circulando com muito mais profundidade do que no momento atual, já que os terminais operarão em 24h, facilitarão o contato de relações distantes, dinamizarão a produtividade localizada, aumentarão o turismo de toda natureza, pelo contrário, as empresas ganharão muito mais e vão agradecer ao governo 21 por essa possibilidade. Queremos lembrar que o sistema será implantado após ...

17:30:58 [ProfessorCelestino] exaustivas discussões com o empresariado do ramo, a comunidade dos locais dos terminais e os técnicos do governo.

17:31:15 [Mediador] Como o nosso Chat tem a duração de 1h30, encerraremos após mais uma rodada com perguntas de jornalistas.

17:31:24 [Mediador] [Internauta] (Bruno): Professor Celestino, boa tarde. O senhor tem se apresentado como uma alternativa de esquerda aos dois candidatos que lideram a disputa, Marcelo Déda e João Alves. Mas o candidato Stoessel Chagas, do PSTU, segue a mesma linha. O que o diferencia dele em termos de proposta para o eleitor?

17:32:47 [ProfessorCelestino] Nunca parei para observar as diferenças dos outros candidatos. O que nos preocupa são as propostas que traduzem atender as necessidades de mudança que respeitam a cidadania na construção de uma nova sociedade.

17:32:57 [Mediador] [Internauta] (Márcia Santos): O abastecimento humano de água e a irrigação de pequenas propriedades rurais no alto sertão ainda são problemas graves em Sergipe. Todos os anos assistimos a mais um capítulo da novela do abastecimento através de carros-pipa, além da pobreza e da produção insignificante dos projetos de irrigação para o desenvolvimento agrícola e a economia do estado. Quais soluções o senhor propõe para esses problemas?

17:33:28 [Mediador] O candidato pediu para acrescentar uma informação à pergunta anterior.

17:34:37 [ProfessorCelestino] As diferenças serão encontradas e traduzidas pela sabedoria do povo que ainda mesmo que sofram as conseqüências de um passo mal dado, ainda é a voz que prevalece e é a voz que devemos respeitar na construção do espaço democrático.

17:34:47 [Mediador] O candidato responderá agora a pergunta de Márcia Santos, internauta.

17:36:59 [ProfessorCelestino] Revitalização dos mananciais hídricos, priorizando os rios São Francisco, Vaza Barris, Jabotiana, entre outros. Procuraremos também, através dos nossos técnicos do governo, entender melhor como desenvolver projetos de garantia das carências sociais nesse campo.

17:37:29 [Mediador] [Internauta] (João Medina): O senhor é partidário de: 1 - Regime presidencialista ou parlamentarista? 2 - Eleição de parlamentares através de listas fechadas ou não? 3 - Transferência para a justiça comum de todos os processos envolvendo deputados e senadores? 4 - Voto obrigatório ou facultativo?

17:40:06 [ProfessorCelestino] Na verdade, todo e qualquer passo a ser dado hoje, principalmente quando se está sendo candidato, deve acontecer numa perspectiva eleitoreira. Somos de um partido que nenhum passo dado, em qualquer governo que assuma isso, e até por experiências que já assumimos na esfera menor, sempre se deu todo e qualquer posicionamento, na natureza da dialética marxista, na perspectiva do centralismo democrático, ouvindo do partido cada passo a ser dado. Essa não pode ser uma questão respondida de ...

17:41:39 [ProfessorCelestino] natureza positivista, estamos falando de fatos do agora, dos que vão assumir o amanhã. Certamente encontraremos posições que se traduzam na vontade do partido sob o olhar do povo, como já dissemos, com vistas para o orçamento participativo. Pois muitas das causas aí elentadas são causas pétreas que dependem até de interferências na constituição.

17:42:34 [Mediador] Professor Celestino, o senhor pode ficar à vontade para fazer as considerações finais que quiser.

17:45:13 [ProfessorCelestino] Na internet, não podemos um olhar no olho do outro. E você usar da sua psicologia natural para o descobrir a verdade que de fato se manifesta na mente desse que está à sua frente. Mas com certeza, a tradução das palavras também manifesta o pensamento. Tenho certeza que assim como todas as perguntas foram maduras, todos que agora estamos interagindo eletronicamente, não só vamos promover a mudança, como vamos convencer a outros da nossa convicção de que, sem sombra de dúvidas, o candidato ...

17:46:34 [ProfessorCelestino] Professor Celestino, que responde pelo número 21, está pronto para lhe representar com muita dignidade no governo do nosso estado. Ainda há tempo para você não perder de vista essa oportunidade, que talvez seja a única desse tempo. Muito obrigado a todos vocês e até a sua, nossa vitória.

17:46:55 [Mediador] O Chat com o candidato Professor Celestino está encerrado. A Infonet agradece a participação do candidato, dos jornalistas convidados e dos internautas.

17:47:03 ProfessorCelestino sai da sala

17:47:07 [Mediador] Nosso próximo bate-papo será com o candidato ao Governo do Estado pelo PSTU, Stoessel Chagas, o Toeta, terça-feira, dia 12 de setembro.

17:47:12 DanielleAzevedo sai da sala