Ibope: Alckmin cresce, mas Lula ainda lidera
02/09/2006


Diminui em quatro pontos a diferença entre os principais candidatos
Pesquisa Ibope sobre a corrida presidencial divulgada ontem, sexta-feira, 01, mostra que diminuiu em quatro pontos percentuais a diferença entre os dois primeiros colocados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Mas Lula ainda venceria no primeiro turno, com 48% das intenções de voto. Alckmin aparece em segundo lugar com 25%.

 

Heloísa Helena (Psol) tem 9%. Cristovam Buarque (PDT) e Rui Costa Pimenta (PCO), 1%. Luciano Bivar (PSL), José Maria Eymael (PSDC) e Ana Maria Rangel (PRP) não alcançaram 1%. Votos brancos e nulos somam 8%. Não sabem ou não opinaram são 8%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

O levantamento, encomendado pelo Rede Globo, ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios entre os dias 29 de agosto e primeiro de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 14820/2006.

 

Simulação de segundo turno

 

A diferença entre Alckmin e Lula também diminuiu em relação a um eventual segundo turno. No levantamento de 27 de agosto, Lula tinha três pontos percentuais a mais do que hoje e seria reeleito com 54%. Alckmin subiu outtros quatro pontos, de 32% para 36%.

 

Governo


O Ibope também ouviu os eleitores sobre o governo do presidente Lula. 43% avaliam o governo como bom ou ótimo, contra 44% da pesquisa anterior. Para 38% o governo é regular, mesmo índice do dia 27. O governo é ruim ou péssimo para 18% dos eleitores, contra 17% do levantamento anterior. Não sabem ou não opinaram somam 1%.

 

Quanto à aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, 61% aprovam e 34% desaprovam. 7% não souberam responder.

 

Fonte: Terra