Ibope recorre para divulgar sua pesquisa sobre as eleições em SE
24/08/2006


O Ibope entrou ontem com recurso para obter o direito de divulgar a pesquisa realizada em Sergipe sobre as eleições locais na próxima sexta-feira, 25. O Instituto aguarda a decisão judicial para saber se enviarão ou não a pesquisa.

 

A proibição da veiculação da pesquisa do Ibope foi determinada pelo juiz federal Edmilson Pimenta, um dos responsáveis pela propaganda eleitoral junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), em decorrência de uma ação da coligação ‘Sergipe no Rumo Certo’.

 

A alegação da coligação é de que seria necessária a divulgação prévia das cidades alvo da pesquisa e o peso que cada uma delas deve ter. O juiz diz em seu parecer devido à proximidade do pleito, a divulgação dos dados levantados pelo instituto pode causar prejuízos a candidatos. Além disso, a coligação insiste na afirmação que o Ibope já cometeu erros em pesquisas anteriores. Afirmação aliás, que já foi rebatida pelo instituto em matéria do Portal Infonet

 

Medida pode ser derrubada

 

A medida pode ser derrubada através de recurso do Ibope, que terá resultado antes da sexta-feira. “Em relação à pesquisa OPP nº 239/2006, protocolo 2916/2006, registrada pelo IBOPE em 18/08 , recebemos notificação judicial e apresentamos defesa ontem, quarta-feira, 23. Estamos na expectativa da decisão judicial antes do envio da pesquisa ao cliente, previsto para sexta-feira”, declarou em nota para nossa reportagem o Gerente de Comunicação do Grupo Ibope, Marcello Alvarenga.

 

Por Milena Ninck