Lula agradece pelo segundo turno
29/10/2006


Eleitores reunidos em frente à casa de Lula. Foto: Simone Sartori
O presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, agradeceu a Deus por ter havido segundo turno nas eleições deste ano. Segundo ele, o segundo turno foi "uma espécie da magia" em que o povo "se levantou" para participar do processo eleitoral. Lula votou em São Bernardo do Campo às 10h. Logo depois, ao sair do local de votação, falou aos eleitores e jornalistas que o aguardavam.

O candidato comparou os dois turnos das eleições dizendo que, no primeiro momento, o que ocorreu foi uma eleição "morna". No segundo turno, porém, ele diz que houve um "momento mágico". "Foi uma espécie de magia em que o povo se levantou dizendo 'estou aqui e quero participar desse processo'", disse.

Lula disse que o povo brasileiro resolveu assumir para si a responsabilidade pelo destino do país. Segundo ele, a eleição será consagrada pela participação popular. "Penso que o Brasil e a América Latina aprenderam nos últimos 15 anos que a democracia tem seus problemas, mas não há nada de mais importante que o regime democrático."

Lula deixou o apartamento onde mora, na avenida Francisco Prestes Maia, em São Bernardo do Campo (SP), às 9h55, para se dirigir ao local de votação. O carro de Lula saiu acompanhado de batedores e viaturas da Polícia Militar. Na saída, Lula foi aplaudido por militantes que o aguardavam frente à sua casa.