Espetáculo da democracia nas ruas da cidade
07/08/2006


Quem passa pelos principais pontos da cidade – como no cruzamento das avenidas Barão de Maruim e Ivo do Prado, e na praça da Bandeira – tem sua atenção fisgada pelo exagerado número de bandeiras. Verdes, umas, vermelhas outras, elas fazem propaganda dos candidatos ao Governo do Estado.

Não deixa de ser um espetáculo bonito, até porque moças e rapazes que seguram estas bandeiras passam o tempo conversando animadamente entre si. Nada de brigas ou tratamentos descortês. Eles até brincam e dividem lanches e sucos. Um espetáculo que só a democracia pode oferece. Assim são os carros que cruzam a cidade, fazendo propaganda com seus alto falantes estridentes.

É melhor a barulheira deles do que a surdez da ditadura, como se via em tempos não tão distantes. Há também as dezenas, centenas, talvez milhares de carros que estão na capital e no interior do Estado com laterais plotadas com os rostos, os números, os lemas e os partidos de cada um.

Tem sido, por seu turno, uma campanha limpa: nada de sujeiras nas ruas, nem nas paredes das casas. Agora é esperar o palanque eletrônico para completar o ciclo e dizer, aí, sim, que estamos num campanha eleitoral plena e decisiva.

Por Ivan Valença