Ibope dá vitória a Déda no 1º turno e Maria para o Senado
05/08/2006


Se a eleição para governador de Sergipe fosse realizada entre os dias 01 e 03 deste mês o eleito seria o candidato do PT, Marcelo Déda, com 52% dos votos válidos. É o que diz a pesquisa do Ibope realizada em trinta e três municípios sergipanos, nestes três dias, com 802 eleitores com idade entre 16 e 70 anos. A pesquisa encomendada pela TV Sergipe, afiliada da Rede Globo no Estado, está registrada no TRE com o número 2451/2006. Para o senado, a eleita seria Maria do Carmo Alves (PFL), com percentual idêntico de votos válidos.

 

A pesquisa induzida, com pergunta, se a eleição fosse hoje em quem o senhor (a) votaria para governador do Estado (?), indica 44% de intenções de votos para Marcelo Deda (PT), 36% para João Alves filho (PFL), 4% para João Fontes (PDT), enquanto Toeta Chagas (PSTU) e Adelson Alves (PSDC) aparecem com 1% cada. Já o candidato do PCB, Milton Neto, que foi substituído após a realização da pesquisa por Edmilson Celestino não pontuou. Os votos brancos e nulos para governador representam 8% enquanto 7% dos entrevistados disseram que não sabem ou não opinaram em quem votar.

 

Para o Senado a candidata do PFL, Maria do Carmo, também ganharia com folga. Ele aparece com 44% das intenções de votos contra 29% para o candidato do PT, Zé Eduardo Dutra. O candidato João Bosco Santos (PCB) aparece com 3%. Já Evandro Dantas Almeida (PSDC), Nilton Vieira Lima (PDT) e Heitor Pereira Alves Filho (PSOL), têm 1% cada. Declararam que votarão branco ou nulo 12% e não sabem ou não opinaram 10% dos eleitores entrevistados pelo Ibope. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos.   

A TV Sergipe não divulgou os percentuais de votos válidos para os demais candidatos e nem se foi feita projeção para o caso de vir a haver segundo turno.

 

Por José Araújo