
Deputado defende o uso de recursos do petróleo pré-sal na educação
O deputado federal Iran Barbosa (PT-SE) vai defender a proposta do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em usar parte dos recursos arrecadados com a exploração do petróleo na área do pré-sal (um reservatório gigante de óleo leve descoberto abaixo da camada de sal da costa brasileira), para investir na educação e nas demais políticas públicas sociais.

Em sinalização de que o Governo Federal quer maior controle sobre os recursos do pré-sal, o presidente Lula afirmou ao longo desta semana que não se pode deixar a nova fronteira petrolífera do Brasil "na mão de meia dúzia de empresas". Ele convocou a sociedade a iniciar pressão pela mudança na lei do petróleo.
Segundo Iran, seria excelente que os recursos dos royalties do petróleo pudessem ter um aproveitamento econômico não direcionado para o enriquecimento de poucos, mas para a melhoria da vida da sociedade. "São idéias como essa que nos fazem acreditar que ainda é possível dar uma guinada neste país e propiciar uma maior distribuição das riquezas nacionais, invertendo a triste realidade do Brasil, conhecido no mundo como um dos campeões da desigualdade social", avaliou.