Eleição para vereador depende de quociente eleitoral
14/08/2008


Ao contrário da eleição para prefeito, que é decidida pelo maior número de votos que cada candidato recebe, os vereadores mais votados nem sempre assumem a cadeira da Câmara Municipal.  No caso do pleito para o cargo de vereador é preciso levar em consideração o quociente eleitoral e os votos que cada partido recebeu. 

O cálculo é feito através da soma dos votos válidos para vereador da cidade, dividido pelo total de vagas no legislativo municipal. Essa operação vai determinar qual o quociente eleitoral daquela cidade.  Os partidos ou coligações que não atingirem esse número não poderão assumir vaga na Câmara. A regra só não será aplicada caso nenhum partido ou coligação consiga atingir o número, o que fará com que os eleitos sejam os mais votados, como acontece para prefeito. 

Também é assim que são decididas quantas cadeiras cada partido ocupará. O total de votos do partido deve ser dividido pelo quociente. O resultado estabelece a quantidade de candidatos que o partido terá: os mais votados assumem as vagas. Esse sistema utilizado para a eleição de vereadores nem sempre é visto como democrático, já que muitas vezes o candidato que recebe mais votos acaba não sendo eleito.