Armando Batalha pode concorrer às eleições de São Cristóvão
13/08/2008


O candidato a prefeito de São Cristóvão, Armando Batalha, está liberado para concorrer ao pleito do dia cinco de outubro. A decisão foi tomada com base na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a participação dos candidatos com ficha suja que ainda não tenham sido condenados em última instância. Armando Batalha tinha sido impugnado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) após diversos processos nos quais respondia a processos criminais e de improbidade administrativa.

O processo do candidato de São Cristóvão foi julgado dentro do regime especial de trabalho do Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe (TRE/SE), que agora está realizando 15 sessões por mês. Os sete juízes membros da Corte são os responsáveis pelos julgamentos, que tiveram seu número aumentado em função das eleições.

Além do caso de Armando Batalha, vários outros candidatos estão tendo os seus processos avaliados, principalmente em situações de não comparecimento às urnas e ausência de prestação de contas nas eleições passadas. Outros ainda por apresentarem problemas com a filiação partidária ou com a documentação exigida.

Nas próximas sessões o TRE/SE irá se manifestar sobre os casos de rejeição de contas pelos Tribunais de Contas. Um deles é o da candidata à prefeitura de Moita Bonita, Glória Grazielle da Costa, que teve seu registro impugnado em função de ser servidora do quadro da Justiça Eleitoral, o que a impediria de ser candidata.