4ª Sessão Plenária do Estudante acontece nesta quinta
13/08/2008


Plenário da Assembléia onde irá ocorrer a sessão
Os 24 deputados-estudantes eleitos para a 4ª Legislatura do Projeto 'Parlamentar por um Dia' estarão ensaiando nets tarde com o cerimonial da Assembléia Legislativa todo funcionamento da sessão. É uma preparação para a 4ª Sessão Plenária do Estudante, que acontece amanhã, às 14h, no plenário da Casa.

O evento é coordenado pela Escola do Legislativo de Sergipe e tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pela política, ao mesmo tempo em que oferece a eles a oportunidade de conhecer como funciona todo processo legislativo.

Pela manhã, os pequenos deputados fizeram a eleição da Mesa Diretora. Como presidente foi eleita Claudiane Santos Mecena; vice-presidente, Leandro Santos Silva; 1º secretário, Amauri Borges Lima; 2º secretário, Amanda Pinto Dantas de Santana; 3º secretário, Maina Oliveira dos Santos; e 4º secretário, Gabriel Ramon Santos Lourenço.

Desde o mês de março todo processo para mais esta edição do Projeto Parlamentar por um Dia foi iniciado pela Escola do Legislativo do Estado de Sergipe, através da apresentação dos objetivos à direção das escolas. Em abril os deputados-mirins foram escolhidos através de eleições diretas realizadas nas escolas, nos mesmos moldes de uma eleição convencional para deputado, com direito a filiação partidária, formação de chapas, campanha e comício.

Participam desta 4ª Legislatura alunos das seguintes escolas: Colégio Estadual Professora Zizinha Guimarães, de Laranjeiras; Colégio Estadual José Lopes de Almeida, de Riachão do Dantas; Escola Estadual Dr. Luiz Garcia, de Brejo Grande; Escola Estadual Marcolino Cruz  Santos, de Macambira; Escola Estadual Governador Augusto Franco; e Colégio Dinâmico, estas duas últimas de Aracaju.

Durante a 4ª Sessão Plenária do Estudante, os deputados-mirins terão a oportunidade de atuar da mesma forma que os parlamentares estaduais escolhidos pelo povo de Sergipe. Prestarão juramento, farão leitura da ata anterior, uso da tribuna no pequeno expediente e apresentação de 
projetos durante o grande expediente, seguido discussão e votação. Ao todo foram elaborados seis projetos de autoria estudantil, um por cada escola participante. Após encerrada a sessão, os projetos votados  serão arquivados na Escola do Legislativo, para que caso algum deputado estadual se interesse por eles possa apresentá-lo no plenário da Assembléia.