Poço Redondo, Glória e Malhador podem ter novas eleições
13/11/2008


Frei Enoque / Foto: TSE
Em decisões monocráticas, na noite de ontem, 12, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eros Grau, cassou o registro de candidatura dos prefeitos eleitos de Poço Redondo, Enoque Salvador, conhecido como Frei Enoque e Sérgio Oliveira, de Nossa Senhora da Glória. O ministro também indeferiu o registro de candidatura do prefeito eleito de Malhador, José Jadson Vieira Faro, conhecido como Jadinho. Agora, cabe ao Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe (TER/SE) organizar novas eleições nos municípios.

O ministro Eros Grau reconheceu os recursos contra o acórdão do TRE/SE, que havia confirmado a candidatura de Frei Enoque. O recurso de autoria do Ministério Público Eleitoral (MPE), que questionava o deferimento da candidatura de Frei Enoque, alegando as irregularidades apontadas pelo TCE nas contas do atual prefeito seriam de natureza insanável.

O candidato também recebeu recurso da coligação ‘Unidos por Poço Redondo’ contra o deferimento dos registros de Frei Enoque e seu vice, Roberto Araújo Silva.

Jose Jadson, o Jadinho / Foto: TRE

O ministro entendeu que “Enoque Salvador de Melo era inelegível no momento do registro de sua candidatura, mercê da existência de duas decisões irrecorríveis do TCE, que julgaram suas contas irregulares de forma insanável.

Nossa Senhora da Glória

Sérgio Oliveira, eleito para a cidade de Nossa Senhora da Glória, também teve seu registro cassado. A alegação, assim como no caso de Frei Enoque, é de rejeição de contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Malhador

Já o candidato Jadinho teria deixado de votar na eleição anterior e não justificou a ausência a tempo, ou seja, O candidato não atendeu às condições de elegibilidade que devem ser preenchidas no momento do pedido de registro  para que o cidadão possa concorrer a cargos eletivos.

* Essa matéria foi modificada para o acréscimo de informações