Adiada votação sobre abertura de comércio
12/11/2008


Comerciários comparecdem à Câmara para defender regulamentação da abertura do comercio
Mais uma vez, representantes do Sindicato dos Comerciários de Aracaju saíram desolados da Câmara de Aracaju.  A falta de quorum adiou a votação do projeto que regulamenta a abertura do comércio aos domingos e feriados.  Elaborado pelo sindicato, o projeto foi assinado por 16 vereadores, a exceção de Nitinho(DEM), Vinicius Porto(DEM) e Juvêncio Oliveira.

Para o vereador Elber Batalha Filho(PSB), estão acontecendo interpretações errôneas  sobre o Projeto de Lei.  Segundo ele, é de competência da União a regularização dos direitos dos comerciários.  “Mas a atribuição foi delegada às Câmaras Municipais. É um processo bastante desgastante e não tenho costume de fugir às situações que me são colocadas”, enfatiza.

O vereador afirmou que a abertura do comércio aos domingos, quebra o pequeno comerciante. “Em Paris, apenas estabelecimentos familiares podem abrir aos domingos. Espero que a reflexão feita sobre o resultado da votação não seja feita com base que os vereadores votaram contra o progresso. O modelo americano que tentamos copiar talvez não seja o melhor para o nosso país”, acredita.

 

Os comerciários defendem a abertura do comércio em datas especiais, como Dias das Mães, dos Pais, das Crianças, dos Namorados e Natal.