Vereador de São Cristóvão responderá a ação penal
04/11/2008


Sede da Câmara de Veredores de São Cristóvão
O vereador reeleito da cidade de São Cristóvão, Carlos Augusto da Silva Rosa, o Carlos Umbaubá, responderá a uma ação penal pública encaminhada pelo Ministério Público Estadual. Ele é acusado de ter cometido crimes como falsificação de documentos e fraude de licitação na época em que era presidente da Câmara da cidade de São Cristóvão.

Os crimes teriam acontecido em setembro de 2007. Na época, segundo consta na ação, Carlos Umbaubá falsificou um contrato para uma suposta realização de obra de reforma e pintura na Câmara da cidade. O contrato, as notas fiscais, assim como os recibos estavam em nome de Antônio de Jesus, que já tinha prestado serviço de pedreiro em uma outra ocasião, mas quem assinou de forma falsificada foi Adeilton Alves Santos.

O serviço, que custou aos cofres públicos a quantia de R$ 1.823,53, nunca foi realizado. O vereador também responde a processo por improbidade administrativa, motivo pelo qual foi afastado quando exerceu de forma interina a prefeitura da cidade.

Carlos Umbaubá será notificado e terá 15 dias para apresentar sua defesa preliminar. Caso o juiz aceite o processo o caso será julgado. Se for condenado, ele pode perder seu mandato, ter seus direitos políticos suspensos, pagar multa e pegar até 36 anos de cadeia.

Por Letícia Telles