Procurador Geral do MPE será eleito
20/10/2008


Promotor Eduardo Seabra vota na escolha da lista tríplice
Durante toda a manhã dessa segunda-feira, 20, no auditório da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Sergipe, os promotores e procuradores de justiça votam na eleição para a escolha do Procurador Geral de Justiça do Estado. Quatro candidatos concorrem ao cargo: Maria Cristina Mendonça, candidata à reeleição, Rodomarques Nascimento, Josenias França e Maria Luiza Vieira Cruz. O voto é obrigatório, secreto e plurinominal, já que cada membro do MPE escolhe três nomes.

A partir de meio-dia os votos dos 112 promotores e 14 procuradores serão computados. Só após a apuração a lista tríplice com os mais votados será encaminhada ao governador Marcelo Déda, que vai escolher dentre as três opções o nome que vai estar à frente da Procuradoria Geral de Justiça pelos próximos dois anos.

Os quatro candidatos acompanhavam a eleição com expectativa. A atual procuradora geral Maria Cristina Mendonça aposta na continuidade das ações inciadas na sua gestão e no enriquecimento com novas propostas. "Essa é uma oportunidade da classe aprovar a gestão que está em andamento. É durante esse processo que as propostas são apresentadas de forma a enriquecer o debate", declarou.

Já o procurador Rodomarques Nascimento, também candidato, considera a eleição como uma  homenagem à democracia. Para ele, o grande pilar de uma administração no dia de hoje é o planejamento estratégico a médio e longo prazo, agregando-se a isso os princípios da eficiência, transparência, moralidade, legalidade e o zelo pela coisa pública. O seu objetivo é de integração e de continuidade à administração exitosa da atual procuradora geral, que iniciou a obra da nova sede do MP e a organização dos concursos públicos.

Por Letícia Telles