Ulices e Déda irão debater vaga do TCE
16/10/2008


Ulices Andrade
O presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe (AL/SE), deputado estadual Ulices Andrade (PDT) irá se encontrar na próxima semana com o governador Marcelo Déda para tentar convencê-lo de que a vaga para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) deve ser escolhida pela AL. “O encontro não foi marcado esta semana, porque o governador está viajando, mas iremos conversar pessoalmente sobre o tema”, confirma.

Na última semana o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Heráclito Rollemberg, entregou ao governador a lista tríplice com os nomes de auditores aptos a preencher a vaga deixada pela aposentadoria compulsória de Flávio Conceição. Mas o deputado Ulices Andrade afirmou que a vaga é da AL, pois a mesma tem direito a quatro nomes e só estaria com três.

Nepotismo

Dando o passo inicial no cumprimento da súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a prática do nepotismo em toda a administração pública brasileira, o deputado Ulices Andrade já exonerou seu filho, que trabalhava na Controladoria do órgão. Na tarde de ontem, 15, ele se reuniu com os deputados e solicitou que a determinação seja cumprida o mais rápido possível.

“Não existe prazo para cumprimento da lei, mas os deputados estão cientes da mesma, como também, da nossa preocupação de cumpri-la. Acredito que até o mês de novembro já teremos atendido a súmula. Como o Conselho Nacional de Justiça deu 90 dias para o Judiciário cumpri-la, estaremos atentos para não nos estendermos”, diz o presidente, acrescentando que já solicitou os nomes dos parentes até o terceiro grau que estejam empregados na AL.

Quanto ao ‘nepotismo cruzado’, quando um parlamentar contrata um parente de outro em troca do mesmo favor, o presidente também confirmou que o tema foi debatido durante a reunião. “Todos os deputados estão alertados para esta prática, até por que em Sergipe todo mundo conhece quem é quem. E uma denúncia seria fácil”, diz.

Reeleição

O presidente revelou que será candidato a reeleição da Mesa Diretora da AL.  “Ainda está cedo, mas já coloquei meu nome a disposição dos pares desta Casa”, disse.

Por Raquel Almeida