Aceita a acusação do MPF sobre a Máfia dos Sanguessugas em Sergipe
15/10/2008


A ação de improbidade administrativa promovida pelo Ministério Público Federal em Sergipe denunciando o esquema de corrupção conhecido nacionalmente como "A Máfia dos Sanguessugas" foi aceita pela Justiça Federal.

A ação foi proposta em 10 de dezembro de 2007. Desde então, os acusados fizeram diversos requerimentos tentando impedir o andamento do processo, mas a Justiça Federal, em decisão fundamentada, aceitou a ação e autorizou a divulgação da íntegra da petição inicial.

Segundo o procurador da República Bruno Calabrich, a informação é um direito fundamental do cidadão: "não há porque permanecerem em sigilo os fatos envolvendo os supostos integrantes da máfia dos sanguessugas em Sergipe. A atividade parlamentar é uma atividade pública, assim como eram públicos todos os recursos desviados".

Com o recebimento da petição inicial, o processo prosseguirá regularmente. Os acusados devem ser ouvidos pela Justiça Federal nos próximos meses.

Acusados

Os envolvidos na operação Sanguessuga em Sergipe são: o ex-deputado estadual Cleonâncio Fonseca, o ex-deputado federal Heleno Silva, o gerente de fazenda Adonias Gomes Lima Júnior e José Augusto Feitosa Magalhães Carneiro, ocupação não informada.

Com informações do MPF/SE

*A matéria foi alterada às 17h25 para acréscimo de informações