Secretário do TRE fala de erro na divulgação dos resultados
10/10/2008


José Peixoto:"problema não modificou o resultado final"
O secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), José Peixoto, falou ao Portal Infonet para esclarecer o problema que aconteceu com a divulgação dos resultados das eleições 2008. O erro ocorreu na disponibilização dos dados por seção de votação pelo TRE de Sergipe, que não estavam iguais aos disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo José Peixoto, o que aconteceu foi um erro na hora de exportar a base de dados do TSE para um programa subsidiário criado pelo próprio TRE. Ele fez questão de frisar que o erro aconteceu apenas com relação aos dados de seção, estando todos os outros corretos, inclusive os resultados finais.

“O programa subsidiário foi criado por nós para agilizar e facilitar a consulta. Quando o candidato vai procurar quantos votos ele teve por seção de votação no site do TSE, ele precisa olhar uma a uma, o que dificulta o processo. O que nós fizemos foi apenas pegar esses dados das seções e colocar tudo em um mesmo local, com um relatório com tudo organizado. Quero ressaltar que esse erro em nada alterou o resultado, pois essa era uma parte do processo. O TSE divulgou o resultado correto o tempo inteiro”, comentou.

Para esclarecer de vez essa questão, o secretário já solicitou ao TSE o espelho de seções com todos os resultados corrigidos e disponibilizados de forma minuciosa. Ele acredita que ainda nessa sexta-feira, 10, vai repassar essas informações através de um cd para todos os partidos e imprensa. “Existem diversas maneiras dos candidatos saberem quantos votos ele
Secretário apresenta sistema do TRE
tiveram por seção. A nossa era só uma delas. Os fiscais de partido, inclusive, recebem na hora uma cópia do boletim de urna, que traz esses dados”, ressaltou.

Com relação às afirmações feitas pelo vereador Elber Batalha Filho de que uma pessoa não encontrou seu nome na listagem ou de que existiam menos votos em uma determinada seção depois do resultado ter sido corrigido, Peixoto disse que isso foi causado pelo erro, mas que já foi resolvido.

Ele falou ainda que esse episódio não vai abalar a credibilidade do sistema de votação brasileira, já que ele é extremamente seguro e que esse foi um episódio isolado. “Nós apenas queríamos facilitar. O resultado é único e colocado na internet para que todos possam acompanhar. Isso em nada mudou o resultado das urnas, que são totalmente confiáveis”.

Por Letícia Telles