População gostaria que voto fosse facultativo
05/10/2008


Robson apoia o voto facultativo
Sair de casa para votar não agrada muito os eleitores aracajuanos. Aliado ao fato de a eleição sempre ocorrer aos domingos, muitos consideram “anti-democrático” essa obrigatoriedade.

O autônomo Robson Santos argumenta que desde quando o país é tido como democrático, o cidadão deveria ter o direito de poder escolher se quer votar ou não. “A partir do momento que somos democráticos e conseqüentemente temos o direito de ir e vir teríamos que ter o direito de escolha também”. Robson completa que é constrangedor sair de casa no domingo para votar, pois é o único dia de folga de muitos.
'Votação durante a semana seria ideal para quem mora longe'

A dona de casa Márcia Nova propõe que o voto seja facultativo e que aconteça durante a semana e não no domingo, já que muita gente mora longe dos locais de voto e acaba perdendo o domingo nas filas. “O único dia que descanso é no domingo”. Márcia ressalta que mesmo que se o voto fosse facultativo ela só votaria se os candidatos tivessem propostas convincentes.

Já o empresário Leonardo Cruz observa que um dos motivos que leva a sociedade não gostar de sair de suas residências para votar é o fato dela acontecer no domingo. "Mesmo se fosse facultativo acho que não votaria. Não vale a pena", acrescenta.

Somente aqueles que tem idade acima de 70 anos e os adolescentes com idade entre 16 e 18 anos podem optar por não votar.