Várias prisões efetuadas em S.Cristóvão
05/10/2008


Detentos foram encaminhados ao fórum da cidade

A eleição na cidade de São Cristóvão já registrou vários casos de infração à legislação eleitoral, ocasionando diversas detenções. Até agora, foram três presos por infração à lei seca, um por compra de voto com distribuição de dinheiro, um por transporte ilegal de eleitores e diversos por boca de urna. Todos estão no fórum da cidade.

A maioria das prisões foi efetuada na porta da escola Glorita Portugal, maior local de votação da cidade, com 5.125 mil eleitores. Na frente da escola o fluxo de pessoas é bastante intenso, por isso mesmo, é um dos locais que mais tem registrado problemas.

Segundo Cintia Oliveira, representante de juiz que está atuando no local, os ânimos estão bastante exaltados, o que acaba gerando alguns conflitos. “Estamos fazendo de tudo para que o pleito ocorra da melhor forma possível. Já tivemos alguns incidentes, mas agora eles já estão controlados”, comentou.

Segundo o promotor eleitoral da cidade, Augusto César Leite de Rezende, as pessoas que se encontram detidas no fórum por boca de urna serão liberadas assim que o pleito terminar. "As demais continuarão lá até a concessão de liberdade provisória”, disse.

Movimentação nas ruas foi grande
Tropas

A cidade de São Cristóvão foi uma das cidades sergipanas que recebeu reforço na segurança pelas tropas federais. Ao todo, foram 31 homens, encarregados de assegurar a tranqüilidade dos eleitores no dia de hoje. As tropas não podem efetuar prisão, salvo a mando do juiz eleitoral.

Mesmo com um elevado número de detenções registradas na cidade, a juíza eleitoral, Adelaide Maria, pontuou que a eleição da cidade está transcorrendo de forma tranqüila. “Tivemos alguns incidentes pontuais, resultado do acirramento político, que é bastante intenso”, falou.

Por Letícia Telles