
OAB e Conal não farão Plantão da Cidadania
O Plantão da Cidadania, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Sergipe (OAB/SE) e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (Conal), não funcionará este ano. De acordo com o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, por ter um histórico de eleição tranqüila na capital a Ordem decidiu que os advogados estariam em alguns municípios recebendo as denúncias diretamente.
Henri Clay Andrade
“Este ano procuramos fazer um trabalho anterior ao dia das eleições com conscientização do voto, panfletos, cartilha e palestra nas paróquias”, explica o presidente, acrescentando que existe também a dificuldade de ter um advogado de plantão na OAB.
Henri Clay explica que a OAB não tem legitimidade para entrar com ações no âmbito eleitoral, mas que os advogados recebem as denúncias de fraude eleitoral ou compra de votos e encaminham ao Ministério Público Eleitoral para que as providências jurídicas sejam tomadas.
“Muitas das denúncias que chegam na OAB são de candidatos e partidos, com isso o plantão pode ser feito diretamente entre advogado e candidatos”, diz.