Governo anuncia investimentos na área de segurança
22/09/2008


Novo presídio será construído no ex-Centro Psiquiátrico
Durante toda a tarde desta segunda-feira, 22, o governador Marcelo Déda anunciou para a imprensa sergipana investimentos na área de segurança pública e apresentou obras que estão concluídas e/ou em andamento. A coletiva aconteceu no ex-Centro Psiquiátrico Dr. Garcia Moreno, em Nossa Senhora do Socorro, onde está sendo construído um Presídio Feminino e um Masculino. Essas obras serão concluídas até janeiro de 2009.

Visita técnica

No primeiro momento, a imprensa pôde conhecer as obras que vão abrigar a nova Cadeia Pública Provisória de Nossa Senhora do Socorro (Cadeião). O governador contou que o Presídio Masculino está sendo construído onde era abrigada a lavanderia do hospital psiquiátrico e que o novo Cadeião vai abrigar cerca de 155 presos, fazendo com que os custodiados sejam retirados das delegacias.

Já o Presídio Feminino, com capacidade para 99 pessoas, vai ser abrigado na parte onde era localizado o Centro Psiquiátrico. “O Governo do Estado, junto com as Secretarias de Estado da Justiça e Cidadania e de Segurança Pública, tem o intuito de retirar os presos que estão nas delegacias, atrapalhando o trabalho dos delegados e dos servidos”, explicou Déda.

Investimentos

Os investimentos anunciados para a segurança pública somarão mais de R$ 5 milhões.  Dois projetos
Governador falou de investimentos
giram em torno do esgotamento sanitário do município. O primeiro será no Presídio de Santa Maria, onde vão ser implantados o emissário de esgoto e a colocação de guaritas na penitenciária. O Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Compecan), em São Cristóvão, reiniciou sua obra de esgotamento sanitário e pretende diminuir em 100% a poluição que vem causando para aquele município.

Além das obras de esgotamento, no Compecan foram terminadas as obras de adequação do Pavilhão 1 e 2, fazendo com que a partir de amanhã, 23, 100 presos possam ser transferidos das delegacias de Itabaiana, Itaporanga D´Ajuda, Lagarto, Arauá, Pedrinhas e Aracaju. O governador ressaltou que esses projetos visam o desafogamento das delegacias sergipanas.

Obras para melhorar a estrutura dos presídios sergipanos também foram apresentados. Um dos projetos com maior destaque será a criação de mais uma unidade prisional no município de Estância. Embora, os Presídio Regional Senador Leite Neto, localizado em Nossa Senhora da Glória, e o Presídio de Areia Branca (Centro de Reintegração Social Adv. Emanuel Cacho) passarão por reformas e ampliação. O Presídio de Santa Maria também vai sofrer reformas, para implantação de 
Inaugurações também estavam na pauta
iluminação e sinalização.

Inaugurações

O Centro Integrado de Segurança Pública do bairro Santa Maria está sendo inaugurado na noite de hoje, 22. Segundo Déda o governo pretende unir no mesmo espaço as polícias civil e militar, integrando as ações para reduzir a criminalidade na capital. “Pretendemos reduzir o tempo necessário entre denúncia e a conclusão das investigações, racionalizando o policiamento ostensivo na área”, completou.

Na manhã de hoje, 22, foi inaugurado o Pelotão Especial de Policiamento em ares de Caatinga (Pepac). O policiamento na região do sertão visa a coibir o roubo de gado e o tráfico de drogas, pois a região fica localizada na divisa dos Estados da Bahia e de Alagoas, fazendo com que seja uma área instável. “Sempre temos presos foragidos para a região do sertão, por conta da divisa com esses Estados. Por isso foi necessário mais de 50 policiais para compor o pelotão e um trabalho longo e árduo de capacitação”, anunciou

Por Mariana Rocha e Gabriela Amorim