Preparação das urnas entra na última etapa
19/09/2008


Selos fazem a lacração da urna
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) iniciou hoje, 19, a última etapa de preparação das urnas antes do dia 5 de outubro, data marcada para as eleições. A cerimônia, conhecida como 'carga e lacração das urnas', vai até a próxima sexta-feira, 26. Até lá serão preparadas 5.002 urnas que serão utilizadas em Sergipe.

O processo é dividido em três etapas. Na primeira delas, é inserido na urna o flash card de carga, que contém os programas utilizados, as informações dos eleitores e dos candidatos. Também são colocados o flash de votação e o disquete, locais onde serão armazenados os votos.

 
Após a lacração as urnas são armazenadas
Na segunda etapa as urnas são testadas e lacradas com os selos de proteção, que são feitos pela casa da moeda com tecnologia anti-fraude. Por fim, as urnas são encaixotadas e guardadas até o dia de serem levadas para as seções de votação de todo o Estado.

A cerimônia de 'carga e lacração das urnas' é pública. Todos os partidos políticos, assim como o Ministério Público, foram convidados e podem comparecer para atestar a idoneidade do processo. “Os representantes dos partidos devem aparecer para acompanhar. Inclusive, têm o direito de solicitar auditorias para testarmos as urnas", disse o Analista de Sistema do TRE Júlio César Santana.

Toda a cerimônia será acompanhada por um promotor e um
Júlio César, analista de sistemas do TRE
juiz. Hoje, estavam presentes o promotor Marcílio Siqueira e a juíza Patrícia Almeida. O papel deles é atestar a idoneidade da ocasião. “Estamos aqui para respaldar toda a cerimônia. No final também assinamos a ata mostrando que estamos cientes do que foi executado”, declarou a Patrícia Almeida.

Até sexta-feira, 26, 5.002 urnas serão preparadas pelas 600 pessoas diretamente envolvidas com o processo de preparação das urnas. “Cada máquina leva cerca de 10 minutos para ser totalmente preparada e lacrada. A cada dia mais de 800 serão arrumadas. Dividimos todo o trabalho por seção e asseguramos que até o prazo estipulado, dia 26, todas elas estarão totalmente prontas", explicou Júlio César.

Por Letícia Telles