Candidatos a prefeito ainda podem ser impugnados
19/09/2008


Procurador Regional Eleitoral Paulo Guedes
Dos 29 recursos especiais apresentados pelo procurador  Regional Eleitoral, Paulo Guedes, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 16 envolvem candidatos ao cargo de prefeito. No geral, os processos são de candidatos que tiveram seus pedidos de candidatura impugnadas pelo Ministério Público Federal (MPF), mas que foram liberados para concorrer através de julgamento realizado no Pleno do Tribunal Regional Estadual de Sergipe (TRE/SE).

A causa dominante das impugnações foi a rejeição de contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A promotoria, que perdeu esses recursos no julgamento do Pleno, recorreu ao TSE, o último grau recursal que um processo eleitoral pode passar. Caso os recursos especiais apresentados pelo procurador sejam providos, muitos candidatos envolvidos nos processos, caso tenham sido eleitos, podem perder seus mandatos, o que acarretaria uma substituição pelo vice-prefeito ou até mesmo a convocação de novas eleições para o município.

Paulo Guedes está confiante, alegando que tem a seu favor a determinação do TSE do ano de 2006. Segundo a resolução, quando o candidato recorre de uma decisão é necessário que ele apresente uma liminar da justiça favorável a ele, o que não foi o caso desses processos. “Estou confiante e acho que vou ganhar muitos recursos. Espero que muitos deles sejam decididos antes das eleições para evitarmos problemas maiores caso algum candidato eleito perca”, comentou o procurador.

Paulo Guedes apontou os nomes que ele acredita que vai conseguiu impugnar a candidatura. Todos são de candidatos ao cargo de prefeito, são eles:

- Eduardo Marques (Pinhão)

- José Wilson dos Santos (Santa Rosa de Lima)

- Frei Enoque (Poço Redondo)

- José Everaldo (Poço Verde)