Escrutinadores que atuarão na eleição são treinados
17/09/2008


Escrutinadores são responsáveis pela apuração de cédulas
Embora o sistema de votação no Brasil tenha sido totalmente informatizado no ano 2000, os escrutinadores, responsáveis pela apuração dos votos por cédula, continuam sendo preparados para participar do pleito eleitoral.  Na 1ª e 32ª Zonas do cartório eleitoral de Aracaju, o treinamento deles foi realizado hoje, 17. Ao todo, são 16 pessoas que darão suporte em cada zona no caso de uma eventual falha na urna eletrônica.

Os escrutinadores são os responsáveis pela apuração dos votos feitos de forma manual, ou seja, através de cédulas. Seu trabalho é realizado no caso de um problema na urna eletrônica, quando eles devem proceder a apuração das cédulas de recuperação, computando todos os votos manuais e passando para uma urna eletrônica.

Em 2004 apenas uma urna de votação quebrou e sua substituição não pôde ser feita. Nesses casos, os eleitores votaram manualmente. Já em 2006, nenhum caso de quebra de urna foi registrado no Estado de Sergipe.

Álvaro Azevedo: auxiliar de cartório responsável pelo treinamento
O treinamento é simples, já que a maioria deles já trabalhou em outras eleições. Após a exibição de um filme realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com as principais informações, os escrutinadores recebem várias instruções de como devem proceder em eventuais emergências.

O responsável pelo treinamento, o auxiliar de cartório Álvaro Azevedo, brincou dizendo que espera que os escrutinadores não precisem trabalhar. “Acredito que esse ano a eleição vai ser ainda mais tranqüila, sem problemas técnicos, já que todas as urnas são novas. No caso de ser necessário, eles estarão prontos para contar os votos e fazer uma apuração eficiente”, comentou.