Clima de insegurança faz aumentar pedido de tropas federais
17/09/2008


Fachada do TRE
O constante clima de insegurança observado nas campanhas para as eleições 2008, principalmente nas cidades do interior, já fez com que os juízes de cinco zonas solicitassem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o auxílio de tropas federais.

Os pedidos provavelmente serão analisados amanhã através de julgamento no Pleno do TRE. Segundo o diretor-geral do órgão, Wilson Barreto, até hoje, 17, o procurador regional Paulo Guedes deve entregar o seu parecer, que em seguida será avaliado pelo relator para só depois disso ser colocado em julgamento.

“Pela minha experiência acredito que se o procurador entregar hoje amanhã já poderemos colocar em votação”, disse o diretor. Ao todo são sete municípios que podem receber o reforço. Os dois juízes que solicitaram primeiramente as tropas foram Geilton Costa da Silva, da 3ª Zona Eleitoral, que abrange as cidades de Aquidabã, Canhoba e Gracco Cardoso e Marcel Maia Montalvão , da 32ª Zona, que solicitou apenas para o município de Ilha das Flores. A cidade de Lagarto também poderá receber o reforço a pedido da juíza Suzete Madeira, da 12ª Zona.

Mais recentemente também o juízes  Daniel de Lima Vasconcelos ,da 23ª Zona, que abrange a cidade de Tobias Barreto e Pedro Nilson de Oliveira, da 29ª Zona, Carira, também solicitaram. Na noite de ontem, 16, a juíza de São Cristóvão, Adelaide Maria Moura, pediu o reforço da Polícia Federal. Caso o Pleno do TRE aprove, ainda será necessário o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidirá sobre a viabilidade das solicitações.

Por Letícia Telles