PM apresenta plano de segurança para eleições
15/09/2008


Da esq para dir - Cel Genário, Comandante Magno, Des Claúdio Déda e Wilson Barreto (diretor-TRE)
O plano de segurança das eleições 2008 em Sergipe foi apresentado na manhã de hoje, 15, pelo comando da Polícia Militar de Sergipe. Os detalhes do esquema que envolverá 7.700 policiais nos quatro dias de operação foram apresentados pela PM aos juízes eleitorais e todos os envolvidos diretamente com o pleito, em reunião na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE).

O coronel Genário do Santos foi o responsável pela apresentação. Ele explicou a distribuição dos contingentes e mostrou a lista dos oficiais que ficarão à disposição dos juízes, assim como todo o esquema montado para os três dias. Esse ano a segurança começará mais cedo. A partir do dia 3 de outubro já serão deslocados alguns policiais para fazer a segurança durante o transporte das urnas. A operação segue no dia 4, sábado, quando terá início a distribuição das urnas nas seções eleitorais.

Esses mesmos policiais farão a segurança das urnas e das seções durante todo o dia 5, dia da votação. A PM ainda contará com os batalhões, que estarão prontos para atuar em qualquer emergência. Na opinião do coronel Genário dos Santos, as eleições em Sergipe costumam transcorrer de forma tranqüila. “Quando fazemos o planejamento levamos em consideração a segurança dos eleitores, sempre viabilizando o direito das pessoas em exercer esse momento democrático”, ressaltou.

A distribuição do efetivo nas cidades levou em conta o número de eleitores e de seções de votação. Os locais que receberão o maior número de policiais serão: a grande Aracaju, formada pela capital, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, com um total de 900 policiais. Canindé do São Francisco vem em segundo lugar com 311. Os outros três locais com maior número de agentes são Estância com 283, Itabaiana, 273 e Lagarto com 291.

A segurança durante as eleições 2008 também será feita pela polícia civil, federal, de trânsito e talvez pelas tropas federais. As cidades que terão homens da polícia federal serão Itabaiana, Aquidabã e Canindé. Em reunião posterior entre os comandantes das policiais militar e do exército, o superintendente da federal e civil e representantes do TRE, na qual todos os detalhes serão definidos, também vai ser confirmada a presença da PF em outros locais. Já as tropas federais já foram solicitadas pelos juízes da 3ª Zona, Geilton Costa da Silva, das cidades de Aquidabã, Canhoba e Graccho Cardoso e por Marcel Maia Montalvão, da 32ª Zona, que solicitou a segurança extra para Ilha das Flores.

O Pleno do TRE deve julgar até no máximo a próxima quarta-feira, 17, os pedidos dos juízes. Caso a solicitação seja aprovada, ela ainda será apreciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por Letícia Telles