Sistemas de votação serão apresentados
13/09/2008


Flash card na urna eletrônica
Os sistemas que serão utilizados nas urnas eletrônicas no dia da votação serão repassados amanhã, 13, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE`s). Após isso, os programas e softwares começarão a ser testados e lacrados através de várias cerimônias que buscam dar publicidade a essas ações. Em Sergipe, os programas serão analisados e disponibilizados em três etapas.

Na próxima-segunda-feira, 15, os técnicos do TRE/SE farão a instalação de todos os softwares disponibilizados pelo TSE em sua rede interna. O TSE libera para os seus TRE´s os programas de votação, apuração e recuperação de dados. Também são enviados a tabela de eleitores contendo os nomes e respectivos títulos eleitorais, assim como as informações dos candidatos.

 Na terça, 16, e quarta-feira, 17, acontece a cerimônia conhecida como geração das mídias, que contará com a participação da juíza Elvira Maria de Almeida e do promotor Félix Carballal, responsáveis pela fiscalização de todo o processo. Nessa etapa, que é aberta a toda a sociedade, as programas são retirados dos computadores e passados para um dispositivo chamado flash card, que é lacrado para garantir que as informações contidas nele não serão  modificadas.

A última etapa de apresentação dos softwares acontecerá de 19 a 26 de setembro com a

Secretário de tecnologia da informação do TRE/SE

cerimônia de “carga e lacração das urnas”. É nessa fase que os dados contidos no flash card são inseridos na urna juntamente com os disquetes. Depois desse procedimento elas são lacradas e guardadas para o dia das eleições.

Na opinião do secretário de tecnologia da informação do TRE/SE, José Carvalho Peixoto, todas as fases de apresentação das tecnologias que serão utilizadas no dia das votações são fundamentais, já que dessa forma todos podem acompanhar, garantindo transparência.  “A lei 9.504 traça regras para as eleições que devem ser seguidas por todos. A maior preocupação da Justiça Eleitoral é garantir segurança, sempre baseada em procedimentos e padronização em todos os Estados. Quero ainda ressaltar que todo esse processo é acompanhado pelos partidos políticos, pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Ministério Público”, ressaltou José Peixoto.

Sergipe recebeu 4.142 urnas
No geral, Sergipe terá 5.500 urnas para receber votos e mais 78 que serão colocadas em postos de justificativa. Esse ano todas as urnas são novas e já vem equipadas com o leitor de biometria, que apensar disso ainda não será utilizado. Apenas uma cidade dos Estados de Rondônia, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul testarão a nova tecnologia que permite identificar o eleitor pela impressão digital. A previsão do TSE é que em 10 anos todas as cidade do país já votem na urna biométrica.