Procurador nega direito de resposta a Almeida Lima
09/09/2008


O candidato a prefeito José Almeida Lima entrou na Justiça Eleitoral com um pedido de direito de resposta no horário da candidata Vera Lúcia. Almeida ficou insatisfeito porque Vera Lúcia se referiu a ele nos seguintes termos: "já foi prefeito, hoje é senador e se destacou nacionalmente por defender corruptos como Renan Calheiros e Roberto Jeferson."

Para o procurador regional eleitoral Paulo Gustavo Guedes Fontes, em parecer remetido ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) na tarde desta terça, 9, Almeida não tem direito a resposta. O procurador afirmou que o fato narrado por Vera Lúcia é público e notório e que não houve nenhuma afirmação caluniosa, difamarória ou injuriosa.

"É importante que a população conheça e discuta a postura de cada um diante de fatos que mobilizaram a vida nacional, e não se pode negar que o escândalo que levou ao afastamento de Renan Calheiros da Presidência do Senado foi um desses casos", afirmou Paulo Guedes, concluindo que proibir esse tipo de crítica "seria transformar a democracia num procedimento meramente formal, asséptico, anódino e sem qualquer vigor."

Fonte: MPF/SE