Cartório inicia treinamento de auxiliar de juiz
06/09/2008


Mesários também são preparados para operar as urnas
O Cartório Eleitoral de Aracaju iniciou ontem, 5, o treinamento dos auxiliares de juízes que trabalharão nas eleições que serão realizadas daqui a um mês. A 1ª Zona foi a primeira a fazer a capacitação, que envolveu 103 pessoas e teve como foco as principais modificações no pleito eleitoral desse ano e as noções básicas de como ele funciona.

Os auxiliares de juiz são a autoridade máxima dentro da seção eleitoral. Cabe a eles zelar pela tranqüilidade e organização da votação. O trabalho dos auxiliares começa no dia anterior ao pleito, mais especificamente às 8h. Nesse dia, ainda no período da manhã, eles devem pegar todo o material que será utilizado durante a votação e conhecer os parceiros de trabalho.

Jaminson de Jesus
Ao meio dia os auxiliares de juiz recepcionam as urnas nas seções eleitorais e fazem todos os testes para detectar possíveis problemas. Eles também são os responsáveis pela verificação das  salas e colocação dos cartazes. No dia da eleição o trabalho deles começa ainda mais cedo, já que devem chegar às 6h para instalar as urnas e checar as condições da seção como um todo.

Cada seção terá no mínimo dois e no máximo quatro auxiliares de juiz, dependendo do número de eleitores. Após o encerramento da seção eles ainda ficam responsáveis por devolver as urnas e levar o disquete retirado para  apuração.

 
Maria Aparecida
São vários os requisitos de seleção dos auxiliares de juiz, mas a maioria é funcionária pública, possui nível superior e é voluntária. Ao final da eleição o auxiliar recebe seis dias úteis de folga
.  

A grande maioria dos que participaram do treinamento feito ontem no cartório já possui ampla experiência, a exemplo de Jamison de Jesus Silva, que desde 94 trabalha no dia das eleições. “Tenho o sentimento de que estou ajudando, por isso todas faço questão de contribuir”, disse.

A responsável pelo treinamento afirma que os auxiliares de juiz são os substitutos dos juízes no dia das eleições e que eles são fundamentais para o funcionamento dela. “Sem as pessoas que trabalham não só durante, mas também antes do pleito seria impossível realizar a eleição, eles são imprescindíveis”, falou Maria Aparecida Rezende.

Por Letícia Telles