PM e TRE discutem plano de segurança nas eleições
04/09/2008


Representantes da PM apresentam plano de segurança
A Polícia Militar apresentou na manhã de hoje, na sede Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o plano de segurança para as eleições 2008. Na reunião foram discutidas questões relativas ao efetivo que será utilizado, sua movimentação e os dias em que atuarão. Também foram apresentados os nomes e os responsáveis por toda a operação. Para organizar a segurança, a PM levou em conta as demandas apresentadas pelo TRE.

Ao todo, serão necessários que 7.700 policiais atuem no processo eleitoral. A segurança não ficará restrita ao dia da votação. Na sexta-feira, 3 de outubro, vários policiais serão deslocados para guardar o transporte das urnas. No dia seguinte, véspera da eleição, eles farão a segurança dos juízes durante a distribuição das urnas nas seções eleitorais.

No dia do pleito serão necessários dois policiais por seção de votação. Aracaju vai receber 1.694 agentes, já no interior serão 4.926. As cidades com o maior contingente serão as  que possuam os maiores colégios eleitorais. São elas:  Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Itabaianinha,Estância e Lagarto.

O plano de segurança será totalmente resolvido em uma nova reunião no dia 15 desse mês, a partir das 9h:30 no TRE. Na ocasião estarão presentes representantes da Polícia Militar, do TRE, juízes e autoridades diretamente envolvidas no processo eleitoral.  

Não só a polícia militar será responsável pela segurança nas eleições. A Polícia Federal também vai atuar na capital e nas regiões com grande número de eleitores e nas quais tenham indícios de problemas. Nas cidades de Graccho Cardoso, Canhoba e Aquidabã já foi solicitada a presença de tropas federais. O pedido ainda precisará ser julgado pelo TRE e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).