Cartório encerra treinamento de mesários
04/09/2008


Treinamento alia teoria e prática
O cartório eleitoral de Sergipe, através de seus zonas eleitorais, encerra nesta quinta, 4, o treinamento dos mesários que trabalharão nas eleições de 5 de outubro. Cada zona ficou responsável por capacitar os seus mesários, que recebem as instruções do processo em duas fases. Na primeira é explicada toda a parte teórica das eleições. Para isso os participantes assistem a um filme feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com as informações gerais.

Na segunda parte do treinamento teórico são apresentadas as peculiaridades das eleições em Sergipe e as modificações que foram implementadas esse ano.
Dentre as principais estão: a mudança da ata, a retirada do tíquete alimentação, que agora será substituído pela quantia de R$ 15 e a colocação da foto do candidato a vice-prefeito na urna. O treinamento teórico acaba com o esclarecimento das dúvidas dos participantes. A segunda fase da capacitação é totalmente prática. Nesse momento os mesários interagem com as urnas, simulando situações que podem acontecer no dia da votação.

Maria Aparecida: treinamento explica como proceder no dia da eleição
A instrutora Maria Aparecida Rezende, que trabalha na 1ª Zona Eleitoral e é uma das responsáveis pelo curso, explicou que o processo é simples e rápido. “Inicialmente mostramos de forma geral como é o trabalho para depois passar para as minúcias, explicando as peculiaridades das eleições desse ano e como as pessoas que vão atuar devem proceder”, disse.

Para quem vai trabalhar no processo eleitoral muitas vezes é fundamental passar pela capacitação, já que muitos estarão atuando pela primeira vez. Marília Carozo, que  no dia das eleições será presidente de mesa, afirmou que achou o
procedimento fácil . “Essa é a primeira vez que trabalho, mas acredito que após o treinamento estou preparada e segura para  o dia na votação”, disse.