Prefeito de São Cristóvão será escolhido hoje
29/08/2008


Só os vereadores votam na eleição de hoje
Após vários episódios polêmicos e conturbados, finalmente a eleição para a escolha do novo prefeito e vice de São Cristóvão vai acontecer. O pleito será realizado nesta sexta, 29, a partir das 16h. Mesmo indireto, o que restringe o voto apenas aos dez vereadores que compõem a Câmara Municipal da cidade, a votação promete muita repercussão.

A instabilidade política de São Cristóvão não é nova, já que a cidade registra uma intensa troca de prefeitos na última administração. Em 2004, o prefeito eleito foi Zezinho da Everest, afastado por improbidade administrativa no ano passado. Como o vice-prefeito da cidade, Vanderlei Barbosa, havia morrido no começo do mandato, o presidente da Câmara Municipal, que na ocasião era Carlos Rosa, assumiu o cargo.

A administração de Carlos Rosa durou pouco, já que ele também foi afastado do cargo por improbidade administrativa. Graças a isso, a prefeitura de São Cristóvão passou a ser ocupada por Alexsander Rocha, que vem enfrentando uma tumultuada gestão. A Câmara Municipal também trocou de mãos, e agora é presidida por Jorge Lisboa.

Mas foi com a morte do prefeito afastado Zezinho da Everest no dia 31 de julho que a instabilidade política da cidade se acentuou, já que foi necessária a convocação de novas eleições, só que indiretas.

A eleição que não deu certo

Jadiel Campos tenta ser eleito novamente
Sem prefeito democraticamente eleito e com a necessidade de realização das eleições em menos de 30 dias, no dia cinco de agosto foi decretada a vacância do cargo. Após o encerramento da sessão, um grupo formado por seis vereadores realizou uma eleição, apelidada pelo deputado Wanderlê Correia de “operação conto de fadas”. Nesse dia foram escolhidos Jadiel Campos e Luís da Sorveteria como prefeito e vice respectivamente.

Dois dias depois Jadiel Campos empossou seus secretários com a presença de Alex Rocha no gabinete, ou seja, São Cristóvão ficou com dois prefeitos, fato inédito no Estado. No mesmo dia o juiz eleitoral da cidade, Manoel Costa Neto, julgou a validade da eleição, suspendendo os seus efeitos.

Finalmente a eleição

Seguindo ao que foi instituído no termo de ajustamento de conduta assinado pelos vereadores da Câmara Municipal de São Cristóvão, o pleito deverá obrigatoriamente ser feito hoje, 29. As duas chapas concorrentes trazem Jadiel Campos e Wanderlan Correia, irmão de Zezinho da Everest. Jadiel, apesar de responder processo por improbidade administrativa, não encontrará impedimentos legais para concorrer, já que na eleição indireta tal ação judicial não é levada em consideração.

Alex Rocha concorre como vice na chapa de Wanderlan Correia
Já Wanderlan Correia, que traz o atual prefeito Alex Rocha como vice, estaria impedido por causa da doutrina de inelegibilidade reflexa, que veta parentes de até segundo grau de ocupantes do cargo de prefeito de concorrer às eleições. Wanderlan só poderia ser candidato caso seu irmão tivesse renunciado ou morrido há mais de seis meses.

Apesar disso, o Ministério Público expediu recomendação para a Comissão eleitoral e Presidente da Câmara para que realizem o pleito e finalizem esse processo até no máximo hoje, quando vence o prazo, com pena de multa de R$ 100 mil diários. Só após o pleito o MP julgará se o eleito poderá ser diplomado.

Por Letícia Telles