Três cidades sergipanas poderão receber tropas federais
28/08/2008


Até a primeira quinzena de setembro saíra o resultado do julgamento que será feito para avaliar o pedido do juiz da 3ª Zona Eleitoral, Geilton Costa da Silva, que solicitou o envio de tropas federais para fazer a segurança nas eleições 2008 nos municípios de Aquidabã, Canhoba e Gracco Cardoso. Antes de ser julgado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) o pedido ainda passará pelo Procurador Eleitoral Paulo Guedes Fontes, que dará o seu parecer. Só assim o processo retorna para o TRE, que caso delibere favoravelmente, encaminha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autoriza ou não o envio das tropas.

De acordo com o Diretor-Geral do TRE/SE, Wilson Barreto Leite, a deliberação  só não será realizada antes porque existem outras demandas mais urgentes, como o julgamento dos registros de candidaturas, que terá seu prazo esgotado no dia seis de setembro. “O TRE entende que é fundamental cumprir o prazo estabelecido pelo calendário eleitoral. A demanda do envio de tropas será colocada em pauta assim que os registros de candidaturas forem todos decididos, porque o calendário assim o exige. Até no máximo a primeira quinzena do próximo mês já terá sido resolvido”, afirmou.

O pedido do envio de tropas feito pelo juiz da 3ª Zona Eleitoral tem medida preventiva, já que as eleições nos três municípios que devem receber a segurança extra ainda não apresentaram indícios de violência.