1º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA)

0

Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA), que será realizado de 13 a 15 de abril, na Universidade Federal de Sergipe. O evento está sendo organizado pelo Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (LICA), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), ambos da UFS.

O objetivo do Encontro, que tem apoio da  Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e do Sebrae-SE, é aglutinar, debater e divulgar pesquisas e experiências relacionadas ao papel da informação, da comunicação e da mídia no enfrentamento dos problemas ambientais contemporâneos.

O papel da informação e da comunicação em tempos de neoliberalismo ambiental é o título da conferência de abertura que será proferida pelo geógrafo Carlos Walter Porto-Gonçalves, autor de “A globalização da natureza e a natureza da globalização”, pelo qual recebeu o Prêmio Casa de Las Américas.

A programação incluirá quatro mesas-redondas com especialistas de todas as regiões do país: “Comunicação ambiental de risco: a questão do petróleo”; “Percepções e imagens do meio ambiente na mídia”; “Discursos sobre o desenvolvimento sustentável” e “Ambientalismo, consumismo e marketing verde”.

O EICA recebeu 51 resumos expandidos, dos quais 40 trabalhos foram aprovados pelo conselho científico formado por dez professores doutores de universidades federais, sendo 11 relatos de experiências e 29 artigos científicos, que serão apresentados em sessões de comunicação oral.

Prazos

Envio dos trabalhos completos (cujos resumos expandidos foram selecionados ): até 30 de março – eica2011.trabalhos@gmail.com. Inscrição no evento: 30 de março (formulário disponível aqui). Informações pelo e-mail eica2011.ufs@gmail.com.

Comentários