‘A Chegada da Prostituta no Céu’ encerra Festival de Teatro Brasileiro

0

Este domingo, 17, chega ao final o Festival de Teatro Brasileiro – Cena Pernambucana que desembarcou em Sergipe no último dia 5 de maio. Para fechar a maratona de espetáculos que percorreu as cidades de Aracaju, Estância e Laranjeiras, será apresentado neste sábado, 16, e domingo, 17, a premiada peça teatral ‘A Chegada Da Prostituta No Céu’.

No sábado, 16, a apresentação será no Teatro Tobias Barreto, às 20h. Os ingressos estão sendo vendidos a preços populares – R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) – na bilheteria do teatro. No domingo, 17, a apresentação será ao ar livre, às 20h, na praça Tobias Barreto.

Sobre a peça

Com direção e adaptação de Manoel Constantino e baseada em texto de cordel do ilustre J. Borges, o espetáculo A Chegada da Prostituta no Céu pode ser considerado um dos grandes clássicos da literatura de cordel. O romance extrapolou o universo dos folhetos para firmar-se como uma das mais inovadoras obras da cultura popular brasileira.

Na versão cênica, prevalece a tradição mambembe, com o uso de elementos circenses e musicais, cores vivas e gestuais largos, numa linguagem orgânica, calcada no imaginário popular, que servem para realçar a verdadeira intenção do autor ao propor um tema tão instigante: o sonho sertanejo de superar a opressão.

Tanto na obra original como na adaptada, uma extraordinária força dramática sobrepõe realidade e fantasia em paisagem marcada por contrastes e conflitos, seres sofridos, desprezados e perseguidos que buscam se transfigurar em heróis e hóspedes de honra num mundo melhor.

A estória surgiu na cabeça do J. Borges em 1976, mas diferente das outras criações do cordelista, apenas como xilogravura. Somente alguns anos mais tarde é que J. Borges concebeu e publicou o folheto que conta as desventuras de uma meretriz que, depois de morta, se envolve com São Pedro, São Braz e Santo Oscar, na tentativa de ser aceita no Paraíso. Em 2005, o texto foi adaptado livremente por Manoel Constantino, para encenação em rua.

A Chegada da Prostituta no Céu foi vencedora do Prêmio de Fomento às Artes Cênicas da Prefeitura da Cidade do Recife e do Prêmio Miriam Muniz de Teatro, da Funarte, e ainda conquistou o melhor figurino no Janeiro de Grandes Espetáculos, além de participar do Festival de Teatro de Curitiba e excursionar por cidades paranaenses, em 2007.

*Dias: 16 (sábado) e 17 (Domingo)
*Faixa Etária: A partir dos 12 anos.
*Duração: 50 minutos.
*Elenco: Leonardo Bouças, Mônica Vilarim, Pascoal Filizola, Adriano Cabral, Rose Quirino, Sandra Rino, Tatto Medinni, William Manuell e Regina Viana.


 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais