A Culpa é do Fidel

(La Faute a Fidel). França, 2006. Direção de Julie Gavras. Roteiro de Gavras, com colaboração de Arnaud Cathrine, baseado em livro de Domitila Calamai. Produção de Sylvie Danton. Música de Armand Amar. Direção de Fotografia: Nathalie Durand. Desenho de Produção: Laurent Deroo. Edição de Pauline Dairou. 14 anos, 99m. Com Julie Depardieu, Stefano Accorsi, Nina Kervel-Bey, Benjamin Feuillet, Martine Chevalier, Olivier Perrier, Marie Kremer, Raphael Personnaz, Mar Sodupe, Gabrielle Vallieres, Raphaele Molinier, Carolel Frank, Marie Llano e Marie Noelle Bordeaux.

 

Gênero – Drama

 

Sinopse – Em 1970, a morte do seu tio espanhol, mudou a vida de Anna de La Mesa que mora em Paris. O tio era um comunista convicto e sua morte abala a família. Os pais de Anna estão muito diferentes ao retornar do Chile, depois da eleição de Allende. O apartamento deles passa a ser freqüentado por uns tipos muito estranhos.

 

Análise – O que de melhor os franceses sabem fazer: a visão irônica sobre a política, principalmente os atos da esquerda. Tudo isto passado no início dos anos 70, tão cheia de conturbação pelas ruas francesas. A visão é da diretora Julie Gavras, filha do diretor Costa Gavras, autor engajado de “Estado de Sitio” e “A Confissão”. Naturalmente, é para ser ver com atenção.

 

Fique de Olho – Em Julie Depardieu. Ela é filha de ninguém menos que Gerard Depardieu. Se filho de peixe…

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais